quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Lançada Plataforma A25

Visa uma cooperação entre as cidades do eixo desta autoestrada: Viseu, Aveiro e Guarda

Por: tvi24 / PP    | 
Os presidentes das câmaras municipais de Viseu, Aveiro e Guarda anunciaram hoje que decidiram lançar uma plataforma de cooperação entre as cidades do eixo da autoestrada A25.

Almeida Henriques (Viseu), Ribau Esteves (Aveiro) e Álvaro Amaro (Guarda) estiveram reunidos em Viseu, tendo como principal tema o desenvolvimento do corredor logístico e de mobilidade, que será a primeira prioridade da «Plataforma A25».

«O eixo Aveiro¿Viseu¿Guarda constitui um corredor estruturante da conetividade e das exportações do país, que apresenta grande potencial logístico e reclama uma ligação de ferrovia moderna e capaz, que potencie a internacionalização das economias regional e nacional e a mobilidade de pessoas e mercadorias», defendem os três autarcas num comunicado conjunto divulgado após a reunião.

A «Plataforma A25» pretende defender junto do Governo propostas como «o desenvolvimento de uma rede de conetividade multimodal, o apetrechamento e articulação logística e a reabilitação da linha ferroviária da Beira Alta numa ligação direta entre Aveiro-Viseu-Guarda, com a conclusão da ligação Guarda-Covilhã».

Os autarcas defendem também «a definição de um novo modelo de portagens na A25 mais justo e equilibrado e a otimização dos portos que servem a região».

Neste âmbito, Almeida Henriques, Ribau Esteves e Álvaro Amaro decidiram pedir ao ministro da Economia e ao secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações a realização de uma audiência ainda este mês.

Ao apresentarem este pacote de pretensões ao Governo, querem dar um «contributo ativo para o lóbi a favor do desenvolvimento e do crescimento económico do eixo da A25», justificam.

No entender dos autarcas, «também o potencial turístico da Região Centro e desta rede de cidades poderá beneficiar de um forte incremento, por via da melhoria da rede de ligações dos três modos de transporte, rodoviário, ferroviário e marítimo».

À reunião de hoje seguir-se-ão outras, onde serão debatidos temas como o desenvolvimento regional e o turismo. A próxima irá realizar-se em Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário