domingo, 6 de outubro de 2013

Obrigado Padre Abel

Depois de doze anos na s paroquias do Arciprestado este dia vai ficar marcado como a despedida do Padre Abel destas terras, assim um grande homem, que deixou as suas marcas positivas e obra feita nestas terras!
OBRIGADO PADRE ABEL
Deixamos um depoimento de uma paroquiana ,Carlota Pereira.
Homenagem que escrevi e li na missa de hoje:

Querido amigo Padre Abel,
Através destas singelas palavras, e em nome de toda a comunidade da nossa paróquia,venho manifestar a nossa profunda tristeza, por estar preste a sua partida, desta vila e desta paróquia.
Muitas são as vezes, que a vida nos surpreende, por fatos ou acontecimentos, independentemente da nossa vontade ou desejo. Porém esta sua missão temos de aceitar, por fazer parte dos desígnios de Deus.
Durante 12 anos tivemos a graça da sua presença como pároco da nossa paroquia. Somos profundamente agradecidos por isso. 
O senhor participou e liderou em várias obras para realização da nossa paróquia, desde começar por chamar os fieis de novo á casa de Deus, a compra e restauração do centro pastoral, a construção da casa mortuária, celebrar a missa com as nossas crianças, visitar os nossos idosos e os nossos doentes, o projecto e o inicio da construção da casa paroquial, a realização do encontro de casais com Cristo, e tantas outras realizações, que foram grandes conquistas e motivo de alegria e orgulho para todos nós.
Tenho a certeza convicta, que o senhor partirá fisicamente desta paróquia, mas permanecerá nos nossos corações e pensamentos.
Temos muito para lhe agradecer, para além de pároco, você foi o amigo sempre presente, de cada vez que cada um de nós precisou.
Mostrou ser trabalhador, honesto, uma pessoa com um espírito de partilha, união alegria e sobretudo solidário.
O senhor padre, é dotado de um grande carisma espiritual, carisma esse que nos aproximou mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Você ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e última missa.
Com o seu exemplo, dedicação, paciência e persistência, resgatou  ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja. A sua maneira de ser, aproximou-nos e fez-nos sentir todos iguais e como irmãos.
Para muitos desta paróquia, que passaram por momentos difíceis, a sua presença trouxe paz, luz e esperança.
Senhor padre Abel, de entre muitas obras e realizações suas, promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecendo-lhes a fé, dando-lhes o sentido da comunidade cristã, e aproximando-nos de Deus, foi a sua obra de maior valor, porque é a maior missão que um sacerdote pode concretizar. O senhor conseguiu. Missão cumprida.
Não é um ADEUS, mas um ATÉ JÁ, porque tenho a certeza que tanto as portas das nossas Igrejas, como as portas das nossas casas, e até as portas dos nossos corações, vão estar sempre abertas para o receber.


OBRIGADO POR TUDO QUERIDO E AMIGO PADRE ABEL


                                                                              Carlota Pereira,05/10/2013
Homenagem que escrevi e li na missa de hoje: Querido amigo Padre Abel, Através destas singelas palavras, e em nome de toda a comunidade da nossa paróquia,venho manifestar a nossa profunda tristeza, por estar preste a sua partida, desta vila e desta paróquia. Muitas são as vezes, que a vida nos surpreende, por fatos ou acontecimentos, independentemente da nossa vontade ou desejo. Porém esta sua missão temos de aceitar, por fazer parte dos desígnios de Deus. Durante 12 anos tivemos a graça da sua presença como pároco da nossa paroquia. Somos profundamente agradecidos por isso. O senhor participou e liderou em várias obras para realização da nossa paróquia, desde começar por chamar os fieis de novo á casa de Deus, a compra e restauração do centro pastoral, a construção da casa mortuária, celebrar a missa com as nossas crianças, visitar os nossos idosos e os nossos doentes, o projecto e o inicio da construção da casa paroquial, a realização do encontro de casais com Cristo, e tantas outras realizações, que foram grandes conquistas e motivo de alegria e orgulho para todos nós. Tenho a certeza convicta, que o senhor partirá fisicamente desta paróquia, mas permanecerá nos nossos corações e pensamentos. Temos muito para lhe agradecer, para além de pároco, você foi o amigo sempre presente, de cada vez que cada um de nós precisou. Mostrou ser trabalhador, honesto, uma pessoa com um espírito de partilha, união alegria e sobretudo solidário. O senhor padre, é dotado de um grande carisma espiritual, carisma esse que nos aproximou mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Você ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e última missa. Com o seu exemplo, dedicação, paciência e persistência, resgatou ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja. A sua maneira de ser, aproximou-nos e fez-nos sentir todos iguais e como irmãos. Para muitos desta paróquia, que passaram por momentos difíceis, a sua presença trouxe paz, luz e esperança. Senhor padre Abel, de entre muitas obras e realizações suas, promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecendo-lhes a fé, dando-lhes o sentido da comunidade cristã, e aproximando-nos de Deus, foi a sua obra de maior valor, porque é a maior missão que um sacerdote pode concretizar. O senhor conseguiu. Missão cumprida. Não é um ADEUS, mas um ATÉ JÁ, porque tenho a certeza que tanto as portas das nossas Igrejas, como as portas das nossas casas, e até as portas dos nossos corações, vão estar sempre abertas para o receber. OBRIGADO POR TUDO QUERIDO E AMIGO PADRE ABEL
 Carlota Pereira,05/10/2013

1 comentário:

  1. Embora nao tao presente devido a distancia, tive o previlegio de contactar e conversar com o Padre Abel "Senhor Arcipreste" como gostava de o chamar, e conheco a sua obra que agradeco. E sim, tivemos um excelente pastor nestes 12 anos. Bem haja pelo seu trabalho e felicidades no seu futuro.
    Um grande abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar