quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Governo quer a agregação de municípios

Governo quer a agregação de municípios, como forma de continuação da reforma administrativa do território iniciada com as freguesias, segundo o guião com orientações para a reforma do Estado hoje aprovado pelo Governo.
"Do ponto de vista territorial, e iniciado um novo ciclo autárquico, o Governo não deve deixar isolada a reforma das freguesias, e deve abrir um diálogo com a Associação Nacional de Municípios", refere o documento.

O objectivo será a "instituição, de preferência, com o máximo consenso interpartidário possível, de um processo de reforma dos municípios aberto e contínuo, que facilite e promova a sua agregação".
O Governo quer, também, "preparar novo processo de transferência de competências da Administração Central para os municípios e as entidades intermunicipais".
"Sem prejuízo de outras áreas a identificar (...), devem poder considerar-se transferências em áreas como a educação, ainda sob responsabilidade central, serviços locais de saúde, contratos de desenvolvimento e inclusão social, cultura, participação na rede de atendimento público dos serviços do Estado, transportes e policiamento de trânsito onde se justifique", adianta o guião.
De acordo com o documento apresentado pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, "este processo de transferência de competências deverá procurar maximizar a eficiência e a coesão territorial e implica a definição de regras de gestão e envelopes financeiros".
Também a continuação da reorganização territorial dos serviços descentralizados da administração central é defendida, com o Governo a apontar para a conclusão e discussão do "estudo sobre a racionalização de serviços e equipamentos do Estado pelo território, de modo a obter uma matriz equilibrada e coerente nas reestruturações territoriais de funções públicas dos diferentes Ministérios, salvaguardando as características especiais dos territórios de baixa densidade".
No âmbito do Ordenamento do Território, é preconizada a introdução de "mecanismos de maior articulação, coordenação, transparência e eficiência através da concentração, no PDM [Plano Director Municipal], das orientações vinculativas sobre os privados, hoje dispersas por vários planos especiais e sectoriais".
O fomento de "instrumentos de ordenamento do território intermunicipais, da classificação do solo, dando impulso à reabilitação urbana, com preferência sobre a nova construção", está também defendida no guião a que o Governo deu o título "Um Estado Melhor"
fonte:Economico

Sem comentários:

Enviar um comentário