sábado, 12 de outubro de 2013

CineEco pronto para o arranque

Festival da Serra da Estrela divulga realizadores locais
Cinema Festival da Serra da Estrela divulga realizadores locais
O CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, de 19 a 26 de outubro, aposta nos realizadores locais que concorrem com sete curtas-metragens, anunciou hoje a organização.
"As curtas-metragens abordam várias temáticas ligadas à Serra da Estrela, desde a questão dos fogos florestais, os mistérios e sons dos rios, as tradições, as emoções e a aventura", disse hoje à agência Lusa o diretor do festival, Mário Jorge Branquinho.
Segundo o responsável, "esta é mais uma marca do festival que dá oportunidade aos realizadores da região de competirem" num evento internacional "que recebe o melhor da produção mundial em matéria de cinema de ambiente".
Concorrem ao título de melhor filme do Panorama Regional as películas "Da serra à planície" (de Bertino Araújo & Ana Raquel Simões), "Luto" (Pedro Barbosa), "Transparências perdidas" (Mário Pereira, Vítor Brito e Carlos Amaro), "Quatro horas descalço" (Ico Costa), "O rio" (Luís Antero e Tiago Cerveira), "Sabores da aldeia" (Vítor Brito e Mário Pereira) e "Fogo que arde e se vê" (Paulo Leitão e Tiago Cerveira).
Para os vários concursos da edição 2013 do CineEco foram selecionados 79 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, que vão ser exibidos nos auditórios da Casa da Cultura de Seia.
A organização anuncia que o evento irá exibir "o melhor da produção mundial de filmes de temática ambiental e preservação da natureza".
Com entradas gratuitas em todas as sessões de filmes ambientais, o CineEco oferece ao público internacional, nacional e local "um programa único, constituído por longas, médias e curtas-metragens (documentários e ficções), destinadas a sensibilizar as pessoas para as grandes questões ambientais, sociais, humanitárias e as problemáticas do desenvolvimento sustentável", segundo os promotores.
Durante o evento, os países da língua portuguesa estarão representados "através de uma rica e variada seleção de 17 curtas, médias e longas-metragens, que constituem a importante competição lusófona", salienta a fonte.
Ao todo, serão exibidos em Seia "mais de 90 filmes entre curtas-médias e longas-metragens, numa autêntica festa do cinema, naquele que é o único festival de cinema ambiental que se realiza em Portugal e um dos mais antigos do mundo", refere a organização.
O festival de cinema ambiental da Serra da Estrela, organizado pela Câmara Municipal de Seia, tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.
fonte:Lusa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário