segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Forum sobre Coaching em Sobral Pichorro



Coaching
Assim este sábado decorreu durante o período matinal, na freguesia de Sobral Pichorro, um fórum cujo tema era Coaching -Aplicação e visão para o sucesso, a nível empresarial, institucional e pessoal, onde convidado para expor o tema foi um filho da terra, Dr. João Andrade, um evento organizado pela Alasp, Associação liga dos amigos do Sobral Pichorro.


Assim o Coaching, não é nada novo, pois surgiu na Grécia no tempo de Sócrates, através do tempo socrático, que consistia em propor temas, instigar ideias com perguntas, ouvir os discípulos, mas o seu grande objetivo era desenvolver as pessoas, abrir as mentes e buscar as suas aprendizagens dentro delas mesmas, através da formulação de perguntas, e assim as pessoas refletiam e tiravam as suas conclusões, chegando elas mesmas á verdade, daí saiu a frase”conhece-te a ti mesmo!”
O Coaching corresponde a uma palavra recente no domínio da liderança. A sua prática, no entanto, é antiga. O Coaching  pretende ajudar todos os coachee, a trilharem o seu próprio caminho de auto desenvolvimento, auto-conhecimento e superação pessoal, potencializando as suas principais qualidades e habilidades, acedendo aos seus recursos internos, enquanto ultrapassa todas as barreiras limitadoras, desta forma a pessoa que segue este processo consegue com mais rapidez e assertividade alcançar qualquer que seja a meta desejada, seja na sua vida profissional ou pessoal porque passa a a creditar no seu próprio poder pessoal.
Pode aplicar-se em Coaching de vida; Executivo; Empresarial ou Negócios e Desportivo; Saúde; carreira e familiar.
Trata-se, portanto, de uma filosofia de liderança que assenta na ideia de que o desenvolvimento e a aquisição de competências são processos contínuos e da responsabilidade de todos, e não apenas episódios limitados no tempo e espoletados pela hierarquia. A lógica do Coaching tende pois a ser privilegiada nas organizações genuinamente aprendentes, nas quais a responsabilidade pelo desenvolvimento é pessoal, embora apoiada e enquadrada pela organização.
Com o passar dos tempos, o Coaching está a aparecer e a tornar-se uma necessidade efetivas das organizações.
Desta forma o fórum foi conduzido pelo Dr. João Andrade, licenciado em Teologia, Educação física, doutorando em Psicologia da saúde, Coach Empresarial & pessoal e Coach desportivo e treino mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário