quarta-feira, 5 de junho de 2013

Exposição: 90 Anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal (Sacadura Cabral e Gago Coutinho)

 

O Centro Cultural de Celorico da Beira apresenta até 24 de Junho, a Exposição Temporária 90 Anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal 1921-2011 protagonizado por  Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
Esta exposição celebra os 90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal, realizado em 22 de Março de 1921. Protagonizado pelos pilotos Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Ortins Bettencourt, acompanhados do mecânico Roger Soubiran a bordo do hidroavião Felixstowe F.3, este voo, o primeiro entre o Continente e a Madeira, foi o grande teste para a travessia do Atlântico, conseguida em 1922.

Para além de evocar a acção dos seus protagonistas, a exposição pretende igualmente dar a conhecer os objectivos da viagem. O principal consistia em testar o sistema de navegação aérea, usando-se para o efeito o primeiro sextante com horizonte artificial concebido e aperfeiçoado por Gago Coutinho e que podia ser usado a bordo de aeronaves. Um outro instrumento, construído com a colaboração de Sacadura Cabral, a que deram o nome de «plaqué de abatimento» ou «corrector de rumos», permitia, como o próprio nome indica, calcular de forma simples e expedita a compensação necessária para a
correcção do rumo a seguir.
Concluída a viagem após cerca de sete horas e meia, ficou demonstrado efectivamente a precisão destes inovadores instrumentos que iriam ser determinantes no sucesso da travessia aérea do Atlântico Sul entre Lisboa e o Rio de Janeiro, entre 30 de Março e 17 de Junho de 1922.
fonte:municipio de celorico da Beira

Sem comentários:

Enviar um comentário