sexta-feira, 21 de junho de 2013

Em Mangualde, Seminário “Agricultura Setor a Dinamizar”

fotografia agriculturaNo próximo dia 22 de junho, o Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mangualde comemora o seu 3º aniversário. De forma a assinalar o excelente trabalho desenvolvido pelo Gabinete, a Câmara Municipal de Mangualde promove o Seminário “Agricultura Setor a Dinamizar”. O evento tem lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a partir das 14h00, e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo na sessão de encerramento.


No encontro, de entrada livre, serão abordados temas como as atividades agrícolas predominantes na Região, a Viticultura, a Fruticultura, a Olivicultura, os Frutos secos, os Frutos vermelhos e a Reforma da PAC / Quadro Comunitário 2014-2020 de acordo com o seguinte programa:

Programa:
14h00 | Receção dos participantes
14h30 | Sessão de abertura
Abordagem das atividades agrícolas predominantes na Região, Adelina Martins, Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro
Moderador: Jorge Carreira, Chefe da Delegação de Viseu, DRAPC
14h45  | Reforma da PAC / Quadro Comunitário 2014-2020, Miguel Freitas, Coordenador do Grupo Parlamentar da Comissão de Agricultura e Mar
15h30 | Viticultura
Adega Cooperativa de Mangualde, António Mendes, Presidente da Adega Cooperativa de Mangualde
15h50  | Fruticultura
Cooperativa Agrícola de Mangualde, Nuno Matos, Presidente da Cooperativa Agrícola de Mangualde
16h10  | Olivicultura
Cooperativa dos Olivicultores de Nelas, Madalena Prata, Presidente da Cooperativa dos Olivicultores de Nelas
         Intervalo
16h45  | Frutos secos
Estação Agrária, DRAPC, Arminda Lopes, Técnica Superior
Transagri, José Figueiredo, Diretor-geral
17h25  | Frutos vermelhos
Cooperativa Agropecuária dos Olivicultores de Mangualde, Rui Costa, Presidente da COAPE
         Debate
         Encerramento: João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde
Gabinete de Apoio ao Agricultor
com mais de 5.500 ocorrências registadas
Após três anos de laboração, o Gabinete de Apoio ao Agricultor apresentam um balanço muito positivo, com o registo de mais de 5.500 ocorrências oriundas de agricultores de todo o concelho, que praticam diferentes tipos de atividade. Atualmente, este Gabinete está acreditado como Posto SNIRA (Sistema Nacional de Informação e Registo Animal).

O Gabinete de Apoio ao Agricultor, que funciona na Câmara Municipal, pretende ser uma mais-valia para os agricultores do concelho, prestando auxílio quer na forma de tratar os animais quer na análise dos terrenos agrícolas a um custo muito reduzido. Os agricultores para serem beneficiados com o trabalho dos técnicos deste gabinete apenas têm de estabelecer um contacto e recebem de seguida os técnicos na sua propriedade agropecuária a custos meramente sociais. Para além disso, o Gabinete promove cursos de formação que melhor qualificam os agricultores.

É de referir que, no topo das preocupações dos agricultores estão questões relacionadas com os Subsídios Agrícolas, totalizando 40% das ocorrências recebidas pelo Gabinete. Atualização de Parcelário representa cerca de 35%, a Declaração de Existências 20% e a Emissão de Guias 5%. A nível das freguesias continuam a ser a freguesia de Santiago de Cassurrães (17%), a freguesia de Mangualde (14%) e a freguesia de Chãs de Tavares (11%) que mais recorrem a estes serviços. no concelho de Mangualde podemos destacar geograficamente dois grandes tipos de atividades agrícolas: a sul do concelho predomina a viticultura e a fruticultura e a norte o pastoreio e a floresta.

Horário de Funcionamento do Gabinete de Apoio ao Agricultor
De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Sendo que um técnico do Ministério de Agricultura está presente todas as segundas e terças-feiras.
fonte:Metronews

Sem comentários:

Enviar um comentário