terça-feira, 11 de junho de 2013

Em Celorico da Beira-- Caminhada do dia de Camões com larga adesão



Em Celorico da Beira
Caminhada do dia de Camões com larga adesão
Assim aproveitando o feriado do dia de Camões e das Comunidades, as freguesias de S.Pedro e Sta Maria, levaram a efeito, uma caminhada pedestre com cerca de uma dezena de quilómetros, onde acabou por ser bastante participativa, pois cerca de sete dezenas de caminheiros, onde a concentração foi na Praça da República, onde foi feita a foto oficial do evento.

os presidentes da juntas



Caminhando rumo á baixa da vila, pois em direção ao Santo António do Rio e depois uma ligeira subida até á rotunda da variante, onde rumaram com destino á necrópole de S.Gens,
um local onde a história é muito vasta , pois segundo a equipa chefiada pelo arqueólogo António Carlos, existiu segundo as investigações feitas e também pelos diversos vestígios que estão á amostra de todos, uma ocupação romana desde os Sec. I a IV, neste local já foram encontrados muitos objetos que são exemplo disso mesmo.
alegria de caminhar
Assim todos os caminheiros ficaram a conhecer um pouco desta história, uma vez que também neste local, foi lançado um livro sobre o vale de S.Gens , cujo titulo “ S.Gens ao longo do tempo e da História “que assim descreve isso mesmo, aqui uma parceria da freguesia de Sta Maria e o Município de Celorico da Beira.
Apresentação do livro com história de S.Gens
No local esteve presente também a proprietária do terreno que assim gentilmente cedeu autorização para as escavações possam continuar no sentido de ser aprofundada esta história sobre este vale.
Necropole de S.Gens
Depois deste momento histórico, prosseguia caminhada agora em direção ao centro de Celorico, com passagem na calçada romana e nas ruas mais histórica da vila, com passagem também pela rotunda da república, em direção ao parque de merendas, situado nas costas do centro de saúde.
Seguiu-se um almoço convívio bastante animado, onde todos confraternizaram.
Destaque-se também a presença do staff municipal, onde o presidente da Autarquia José Monteiro também caminhou junto do seu vice-presidente José luís e outras figuras de vulto também desta vila celoricense.
Em suma, as juntas organizadoras destacaram o evento como muito positivo e também a ter em conta para ser realizado para o próximo ano, agradecendo a todos quantos participaram.

estátua da Republica
10/06/13                                                                                                    António Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário