terça-feira, 16 de abril de 2013

Conversa com Pedro Batista, JSD Fornos de Algodres



 Fomos conversar um pouco com o novo pesidente da JSD de Fornos de Algodres, Pedro Batista, sobre Fornos de Algodres:


Magazine serrano-O Que o levou a aceitar o desafio de liderar a juventude socialdemocrata desta localidade?
 Pedro Batista-Eu estou envolvido na JSD desde os 17 anos e ao longo desse tempo trabalhei com três presidentes diferentes, tendo tido o prazer de aprender com todos eles. Além disso, tenho uma enorme vontade de ser uma voz ativa e participar no desenvolvimento do concelho, ajudando os mais jovens e defendendo os nossos interesses. Sinto que, neste momento, tenho as competências necessárias para ocupar esse cargo e liderar a JSD foi uma decisão fácil de tomar tendo em conta a equipa com quem tenho o prazer de trabalhar.


MS-   Este é um desafio que requer muita ação porque estamos a meio ano das autarquias 13?
 PB- Obviamente que as eleições de 2013 vão exigir bastante trabalho por parte da JSD.
Em primeiro lugar temos um papel importante na mobilização e consciencialização dos jovens e, em segundo lugar, assumimos, sempre, um papel essencial na organização da campanha eleitoral. Se por um lado nos podemos orgulhar disso, por outro lado só aumentará a nossa responsabilidade. Mas tenho a convicção de que seremos capazes de cumprir as nossas tarefas.
Mas mais importante do que tudo isso, é a convicção que temos de que, enquanto JSD, somos a voz dos mais jovens e temos sempre o objectivo de mostrar as nossas ideias, defender os nossos interesses e fazer com que sejamos ouvidos.
No entanto, o nosso objetivo é que a nossa acção políticaseja contínua,consistente e não que dependa de ciclos eleitorais.


MS- A juventude de hoje são os homens de amanhã, que conselhos a dar a estes jovens de hoje?
PB-Parece um contrassenso mas a geração mais qualificada de sempre é, também, a geração com mais dificuldades em entrar no mercado de trabalho. É importante consciencializar os jovens de que a dedicação, a competência e a persistência são das qualidades mais apreciadas pelo mercado de trabalho e que, hoje em dia, já não são só os cursos superiores que nos distinguem mas também as nossas qualidades humanas. A participação nas juventudes partidárias pode ser importante no desenvolvimento das nossas capacidades humanas, uma vez que temos uma forte responsabilidade social, cultural e humanística.
Os jovens hoje têm que ser lutadores, conscientes, informados, responsáveis e competentes. Aconselho cada um desses jovens a dar o máximo de si para atingir os seus objectivos e a mobilizarem-se em juventudes partidárias, organizações e associações sociais para que juntos se façam ouvir e possam evoluir enquanto seres humanos.

MS- Que objectivos tem já delineados para mobilizar os jovens de hoje?
PB-Os jovens estão cansados dos políticose mudar a imagem da política é um dosprincipais objetivos que temos. Os jovens só irão querer mobilizar-se se tiverem a convicção de que se movem por uma boa causa, inseridos numa juventude partidária que se paute por elevados valores humanos e sociais e que tenha como objetivo principal defender os interesses desses jovens. 
Procuraremos realizar atividades que visem responder aos problemas desses jovens, liderar iniciativas de carácter social e mostrar aos jovens que eles têm um papel fundamental numa sociedade que está fragilizada e acomodada às circunstâncias. Pode ser um cliché ,mas os jovens são mesmo o futuro e, neste momento, ainda vamos a tempo de alterar as circunstâncias.

MS-  Este colóquio sobre empreendedorismo foi a sua primeira experiência como líder da JSD local, que conclusão?
PB- A conclusão não poderia ser mais positiva. Mobilizámos cerca de 60 pessoas, debatemos ideias, ouvimos os jovens e conseguimos ótimos momentos de convívio. Saímos convencidos de que foi uma aposta ganha e de que toda a gente saiu daquela conferência mais esclarecida, mais motivada e mais confiante no seu futuro. Mobilizar todas aquelas pessoas num sábado à tarde, quando se realizavam outras actividades no nosso concelho, só nos pode deixar orgulhos e motivados para a próxima actividade que devemos realizar em junho.


MS-  Depois da era José Miranda estar chegar ao fim, o candidato do PSD é o Eng João Carlos Costa.Como define o candidato?
PB- A opinião que toda a equipa da JSD tem do Eng. João Carlos Costa é a melhor, principalmente após a actividade do passado sábado e a reunião que tivemos com ele. É uma excelente pessoa, com um currículo impressionante e com uma longa experiência profissional, tanto no sector privado como no sector público onde já desempenhou cargos de chefia e direcção e, não tenho dúvidas de que será a pessoa indicada para fazer face aos problemas de Fornos de Algodres. O Dr. José Miranda deixa uma obra que fala por si e tenho a certeza que o Eng. João Carlos Costa conseguirá tirar o melhor partido dessa obra já realizada.
O Eng. João Carlos Costa é um homem de Fornos, a viver em Fornos de Algodres e, portanto, conhece os problemas dos jovens do concelho. Mostrou interesse em ouvir o que tínhamos para lhe dizer e, acima de tudo, mostrou-nos que os jovens podem contar com ele para o futuro.
Não poderíamos estar mais satisfeitos e motivados para o ajudar.

MS-   Como vai contrapor as ideias que a JS vai lançando aos jovens?
     PB- O nosso trabalho é pela positiva, por Fornos de Algodres. Não por contraponto de quem quer que seja. A JSD participa no debate político no nosso concelho desde há muitos anos, mesmo quando éramos a única Juventude partidária ativa. O nosso empenho e preocupação com os problemas dos jovens fornenses vem de longe e não busca motivação em outros agentes políticos.


1 comentário:

  1. Dr. Pedro, adorei as suas palavras. Senti-me motivada a integrar a vossa lista. Não percebo porque na foto aparece apenas uma rapariga e os abraços surgem somente entre rapazes. Certamente que esse aspeto é uma mera coincidencia e que não terá qualquer repercussão nos vossos valores, nomeadamente a nível do mercado de trabalho!

    ResponderEliminar