domingo, 7 de abril de 2013

Associações criam Conselho Empresarial da Região das Beiras e da Serra da Estrela

Nove associações empresariais e comerciais dos distritos da Guarda e de Castelo Branco estão envolvidas no projecto de criação de um Conselho Empresarial da Região das Beiras e da Serra da Estrela. Segundo Rogério Hilário, presidente da Associação Industrial e Comercial do Concelho do Fundão, o futuro Conselho Empresarial da Região das Beiras e Serra da Estrela, terá como objectivo a definição de "uma estratégia colectiva e organizada" para a área da nova Comunidade Intermunicipal que abrange 15 municípios daquela região.

"Já estamos a trabalhar não só naquilo que é uma estratégia para a região, mas para as nossas empresas", referiu o responsável na Guarda, durante um jantar/debate com o tema "Beiras e Serra da Estrela - um desafio novo", organizado pelo NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda, onde o projecto do Conselho Empresarial foi anunciado. Rogério Hilário adiantou que o projecto, que envolve nove associações empresariais e comerciais dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, deverá ser formalizado "em finais de Abril, princípios de maio".
Pedro Tavares, presidente do NERGA, considera que o projecto pretende "mostrar a toda a região" a necessidade de os agentes económicos estarem unidos e em sintonia.
"Nos temos que nos unir. Nós somos poucos e, desunidos, não vamos a lado nenhum", observou, destacando a importância do jantar que reuniu, nas instalações daquela Associação Empresarial, cerca de 300 empresários, autarcas e políticos locais.
Durante a sessão, foi destacada a importância da nova Comunidade Intermunicipal que resulta da fusão das Comunidades Intermunicipais da Serra da Estrela e Comurbeiras, abrangendo os concelhos de Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso, Almeida, Belmonte, Gouveia, Covilhã, Fundão, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã e presidente da Comurbeiras, Carlos Pinto, lembrou que está a ser preparado "um plano de desenvolvimento" para a futura região das Beiras e da Serra da Estrela.
Já o autarca de Gouveia, Álvaro Amaro, que também dirige a Comunidade da Serra da Estrela, desejou que a futura Comunidade Intermunicipal "tenha a sede na cidade da Guarda"
fonte:terras da beira

Sem comentários:

Enviar um comentário