terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Festa regional do queijo da serra com casa cheia

Este ano teve lugar, em Fornos de Algodres, a terceira edição desta feira regional de Queijo da serra, onde a organização é conjunta entre Fornos de Algodres, Seia e Gouveia, com casa cheia.
Assim no Sabado, tiveram lugar as cerimonias de geminação da localidade francesa de Sainte Consorce- Lyon (França) e a localidade de Fornos de Algodres, assim como também a tomada de posse da nova direção dos BV Fornos de Algodres, onde também foi apadrinhada pelos bombeiros franceses, assim também homenageados por esta localidade.

Depois há noite era a hora de Cantar o Fado, uma verdadeira bandeira do nosso Portugal, para que os convidados franceses podessem ouvir esta maravilha, que foi apresentada pela Escola Velha de Gouveia que assim deslumbrou a plateia do centro cultural.
O Domingo foi assim de mau tempo, pois a chuva deu um ar da sua graça, o inicio das atividades culturais foi assim com a arruada da Batuta D´Alegria  de Fornos de Algodres, onde depois se seguiu também a animação de alguns grupos oriundos dos tres concelhos no palco do mercado municipal, Grupo de Concertinas de Paranhos da Beira, grupos de cantares da Muxagata e da Casa do Pessoal do município fornense, Filarmónica Amizade,Orquestra dos BV Fornos de Algodres, Grupo Típico “Os Capelenses”, e dos Ranchos Folclóricos de Paranhos da Beira, Nespereira, Figueiró da Granja, e da Universidade Sénior de Fornos de Algodres, também inserido no programa decorreu a Maratona de BTT organizada pelos bombeiros fornenses, que teve grande adesão de ciclistas.
Pelo meio da manhã destaque para as preleções dos tres autarcas envolvodos e também do secretário de estado da Administração interna Dr Silva Peneda, onde todos enalteceram o valor do queijo da serra como sendo uma bandeira desta região, com grande qualidade.
Ainda teve lugar a prova do queijo da serra, ao longo das barraquinhas do mercado e também uma nota positiva, a  as associaçoes dos diversos locais a fazerem -se representar para se divulgarem e também mostrarem diversos produtos regionais de qualidade.
Assim apesar do frio e da chuva, os visitantes compareceram em massa de varias partes do nosso Portugal, um dia de grande festa de homenagens aos pastores e queijeiras da nossa região, que sem duvida merecia honras televisivas, pois é um produto muito representativo em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário