Na tarde deste sábado, teve lugar a inauguração das obras de restauro do retábulo da capela - mor da Igreja da Misericordia de Fornos de Algodres, assim a iniciar a preleção a Dra Fátima Eusebio, a coordenadora de todo o processo da obra, pertencente á diocese de Viseu, explicou como todo o restauro foi executado, assim se procedeu á limpeza de todas a partes inerentes, e também aos azulejos e uma limpeza e restauro dos quadros que estão posicionados na capela - mor desta igreja, assim um averdadeira obra de arte que data de 1715/16, altura em que foi construida esta capela -mor, curiosamente por dois homens oriundos destes concelho, da freguesia de Vila Ruiva.
Assim também, deixou uma breve nota historial desta obra de arte que é um belissimo património historico.
Depois, foi celebrada a eucaristia vespertina, presidida pelo Bispo de Viseu, D.Ilidio Leandro, que salientou a bela obra realizada e deixou o agradecimento aos orgaos sociais desta santa casa da Misericórdia de Fornos de algodres, pelo belo trabalho aqui feito, deixando o repto que esta igreja é mais um local a visitar pelos turistas que visitam esta vila.
no final ficou também o agradecimento por parte do Provedor da Santa Casa, Prof. Agostinho Freitas, pela colaboração da diocese para que esta obra ficasse com imensa qualidade, agradeceu a presença de Bispo D.Ilidio, que veio assim dar mais beleza a esta inauguração, onde esta igreja foi pequena para acolher tanta gente.
Sem duvida, um local de culto, mas também um local para ser visitados pelo turismo que passa nesta vila.
Estou desejoso de ver ao vivo, depois destes restauros, esta nossa belissima igreja, um os mais bonitos templos barrocos, da nossa regiao.
ResponderEliminarDe facto e um monumento que deve ser visitado, por quantos venham a Fornos de Algodres.
Os meus parabens a todos quantos estiveram envolvidos.
Um abraco dalgodrense.