sábado, 12 de janeiro de 2013

Inauguradas as obras de restauro da igreja da Misericordia, Fornos de Algodres

Na tarde deste sábado, teve lugar a inauguração das obras de restauro do retábulo da capela - mor da Igreja da Misericordia de Fornos de Algodres, assim a iniciar a preleção a Dra Fátima Eusebio, a coordenadora de todo o processo da obra, pertencente á diocese de Viseu, explicou como todo o restauro foi executado, assim se procedeu á limpeza de todas a partes inerentes, e também aos azulejos e uma limpeza e restauro dos quadros que estão posicionados na capela - mor desta igreja, assim um averdadeira obra de arte que data de 1715/16, altura em que foi construida esta capela -mor, curiosamente por dois homens oriundos destes concelho, da freguesia de Vila Ruiva.

Assim também, deixou uma breve nota historial desta obra de arte que é um belissimo património historico.
Depois, foi celebrada a eucaristia vespertina, presidida pelo Bispo de Viseu, D.Ilidio Leandro, que salientou a bela obra realizada e deixou o agradecimento aos orgaos sociais desta santa casa da Misericórdia de Fornos de algodres, pelo belo trabalho aqui feito, deixando o repto que esta igreja é mais um local a visitar pelos turistas que visitam esta vila.
no final ficou também o agradecimento por parte do Provedor da Santa Casa, Prof. Agostinho Freitas, pela colaboração da diocese para que esta obra ficasse com imensa qualidade, agradeceu a presença de Bispo D.Ilidio, que veio assim dar mais beleza a esta inauguração, onde esta igreja foi pequena para acolher tanta gente.
Sem duvida, um local de culto, mas também um local para ser visitados pelo turismo que passa nesta vila.

1 comentário:

  1. Estou desejoso de ver ao vivo, depois destes restauros, esta nossa belissima igreja, um os mais bonitos templos barrocos, da nossa regiao.
    De facto e um monumento que deve ser visitado, por quantos venham a Fornos de Algodres.

    Os meus parabens a todos quantos estiveram envolvidos.

    Um abraco dalgodrense.

    ResponderEliminar