terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Comandante do COS considera que a indisponibilidade de 40 bombeiros de Manteigas não compromete socorro na serra



O socorro na Serra da Estrela não fica em causa por cerca de 40 bombeiros da corporação de Manteigas terem deixado de cumprir serviço, disse hoje à agência Lusa o comandante operacional do distrito da Guarda.
"O socorro não ficará em causa, porque temos meios suficientes para intervir na Serra da Estrela", assegurou o comandante operacional distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), António Fonseca.


Cerca de 40 bombeiros de Manteigas, na Serra da Estrela, deixaram de cumprir serviço na corporação devido a divergências com a direcção.
Os voluntários descontentes entregaram no domingo uma carta ao comandante interino a justificar a decisão "por motivos pessoais e profissionais, alegando que não há condições", segundo o subchefe Francisco Gomes, porta-voz dos bombeiros descontentes.
Com a indisponibilidade destes operacionais, a Associação Humanitária de Manteigas, que possui cerca de 60 elementos no corpo activo, vai contar com "pouco mais de dez" para assegurar o serviço diário, indicou o subchefe, admitindo que o socorro às populações poderá "ficar em causa".
O representante apontou que a corporação possui nos meses de inverno uma brigada de 15 elementos que integra o Dispositivo Conjunto de Protecção e Socorro na Serra da Estrela, que irá ficar sem a sua participação.
O comandante operacional distrital disse hoje à Lusa que a intervenção não ficará comprometida porque "ainda existem cinco corporações de bombeiros, a GNR (sub-agrupamento de montanha) e a Força Especial de Bombeiros, que têm veículos, equipamento individual e formação para intervir" na serra.
"Há meios suficientes para suprimir a falta de Manteigas", assegurou António Fonseca, explicando que, na sua indisponibilidade, "entram imediatamente outros [elementos] na escala" de serviço.
Além de Manteigas, participam bombeiros de quatro corporações do distrito da Guarda (Loriga, São Romão, Seia e Gouveia) e uma do distrito de Castelo Branco (Covilhã), lembrou.
Garantir o socorro e a assistência das pessoas que visitam a serra, tanto em termos de evacuação em ambulância, como em termos de resgate, busca e salvamento, são alguns dos objectivos do Plano Operacional Nacional para a Serra da Estrela que está no terreno até 30 de Abril por iniciativa da ANPC.
Sobre o conflito aberto entre alguns dos bombeiros de Manteigas e o presidente da direcção, o comandante operacional referiu que não pode intervir, mas dentro das suas competências fará "todos os esforços para ajudar a resolver a situação".
António Fonseca lembrou que a ANPC tutela os corpos de bombeiros do ponto de vista operacional, mas estes pertencem a associações que se regulam pela lei geral das associações.
fonte:terras da beira 






Sem comentários:

Enviar um comentário