sábado, 30 de junho de 2012

Isençoes nas Ex Scuts continuam

As isenções parciais das portagens para os concelhos servidos pelas antigas SCUT, que deveriam terminar no sábado, vão prolongar-se por mais três meses, anunciou esta sexta-feira o Governo.

«O Governo decidiu prolongar, por um período adicional de três meses, a aplicação do regime de discriminação positiva, tal como vigora atualmente, às autoestradas ex-SCUT que deveria terminar a 30 de junho de 2012», refere o documento divulgado pelo Ministério da Economia.


A beneficiar destas «isenções e descontos» estão os particulares e empresas cuja residência ou sede coincida com a «área de influência» das autoestradas ex-SCUT.

Esse regime contempla a isenção do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 viagens mensais efetuadas na respetiva autoestrada e no desconto de 15 por cento no valor das taxas de portagem nas restantes viagens.

Quem beneficia:

Nas áreas metropolitanas com maior densidade de oferta de infraestruturas, casos das SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, a área de influência corresponde aos concelhos em que uma qualquer parte do seu território «fique a menos de 10 quilómetros da via».

Fora das áreas metropolitanas - correspondente às SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve, portajadas apenas em dezembro de 2011 - integram este regime os concelhos inseridos numa nomenclatura de unidade territorial (NUT) III em que uma qualquer parte do território «fique a menos de 20 quilómetros da via».

O ministro da Economia explicou aos jornalistas, em Castelo Branco, que esta medida visa dar tempo às negociações com a Comissão Europeia sobre o modelo de cobrança daquelas portagens.

O Governo «tem estado em contacto com a Comissão Europeia tendo em vista a transposição da diretiva Eurovinheta para Portugal» e, como «os contactos ainda não estão terminados, achámos por bem e conseguimos, junto da Comissão Europeia, prorrogar o período de isenções atuais por três meses», ou seja, até final de setembro.

O prazo vai permitir «avançar com um novo modelo» ou «aperfeiçoar o modelo existente, que pode ser melhorado», reconheceu o ministro, citado pela Lusa.

As isenções nas antigas SCUT deveriam acabar no sábado nas regiões com um índice de poder de compra acima de 80 por cento da média do PIB per capita nacional, segundo avançou à Lusa, em abril, fonte da Estradas de Portugal.

A informação tinha por base a resolução do Conselho de Ministros de 22 de setembro de 2010, que instituiu a aplicação de portagens nas SCUT.

Em todo o país existem sete concessões que antes estavam abrangidas pelo regime Sem Custos para o Utilizador (SCUT).
fonte:AF

Sem comentários:

Enviar um comentário