sábado, 19 de maio de 2012

Catedral da Guarda representada em selo


As Catedrais da Guarda e de Lamego são dois dos edifícios representados em selo na emissão filatélica “Rota das Catedrais”, que os CTT - Correios de Portugal lançaram , dia 18 de Maio. A emissão inclui ainda as catedrais de Braga, Faro, Porto, Santarém, Silves, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

As catedrais portuguesas constituem recursos fundamentais na articulação entre o centro religioso, cultural e turístico das cidades, sendo simultaneamente testemunhos vivos da memória colectiva e da fé dos homens que as ergueram. Estes são os argumentos do projecto “Rota das Catedrais”, lançado em 2009 na sequência de um acordo de cooperação entre o Estado Português e a Igreja Católica, a que os CTT agora se associam com esta iniciativa.
O projecto tem por base um exaustivo levantamento gráfico e audiovisual das catedrais portuguesas, levado a cabo pelo SNBCI – Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Os selos têm design do Atelier Acácio Santos / Helder Soares, com base em imagens da Terra das Ideias para o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
As obliterações do 1.º dia decorrem nas estações de Correios Restauradores, em Lisboa, Município, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, Viseu e Santarém.
fonte:TB

Sem comentários:

Enviar um comentário