sexta-feira, 4 de março de 2011

Varios eventos na região na época carnavalesca

O queijo da Serra da Estrela vai estar em destaque em vários concelhos do distrito da Guarda, onde as autarquias promovem feiras e eventos durante o fim de semana do Carnaval, para divulgarem aquele produto.Celorico da Beira, que se assume como a ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’, promove o famoso queijo de ovelha numa feira que começa na sexta-feira e se prolonga até domingo.
A Câmara Municipal, que organiza o evento, reconhece que os produtores de queijo da Serra da Estrela “constituem um motor de desenvolvimento” económico concelhio.
“Atendendo à conjuntura económica atual, urge dar uma maior notoriedade e apoios” àqueles que “sacrificam e dedicam uma vida inteira em prol da produção do melhor queijo do mundo”, justifica.
O programa do certame anual integra uma feira para venda de queijo, produtos regionais e artesanato, bem como atividades de cariz cultural, recreativo e desportivo.
Em Seia, o município local e os vizinhos de Gouveia e Fornos de Algodres uniram esforços e promovem, no sábado, uma feira regional do queijo Serra da Estrela.
Realizado no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, o certame pretende “fomentar a notoriedade do queijo Serra da Estrela, salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno regional e valorizar e dinamizar a cadeira de valor” deste produto.
Ainda na Serra da Estrela, a autarquia de Manteigas organiza entre sexta-feira e o dia de Carnaval, no recinto da Praça Municipal, mais uma edição da ‘Expo Estrela - XVIII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato’.
A iniciativa tem por finalidade dinamizar o tecido socioeconómico e cultural local numa época do ano em que a região “é visitada por milhares de turistas”.
Participam cerca de 60 expositores de queijo, artesanato, comércio, indústria, serviços, associativismo, gastronomia e animação.
Já a Câmara de Pinhel organiza, entre sexta-feira e domingo, a 16.ª edição da Feira das Tradições, desta vez dedicada à vinha e ao vinho, considerados os “mais importantes recursos endógenos” do concelho.
O evento também promove o artesanato e a gastronomia regional, assim como os usos e costumes associados aos saberes e sabores locais.
Na cidade de Trancoso prossegue a 8.ª feira do fumeiro, dos sabores e do artesanato do Nordeste da Beira, promovida pela AENEBEIRA - Associação Empresarial do Nordeste da Beira.
Marcam presença cerca de cem expositores que apresentam produtos certificados de doçaria regional, pão, compotas, vinho, azeite, queijaria e salsicharia, entre outros.
As propostas para uma visita à região também passam pelo concelho do Sabugal, que organiza a 4.ª edição dos roteiros gastronómicos locais, com a adesão de mais de uma dezena de restaurantes.
Nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e de Vila Nova de Foz Côa, decorrem eventos em torno das amendoeiras floridas.

in terras da beira 



Sem comentários:

Enviar um comentário