Fornos de Algodres festejou Dia da Padroeira
O passado fim-de-semana, a vila de Fornos de Algodres esteve em festa com os festejos anuais da sua Padroeira, Nossa Senhora da Graça. Ao contrario do que aconteceu nos últimos anos, a organização global não pertenceu à autarquia, sendo esta agora um dos patrocinadores. A organização da parte religiosa manteve-se nas mãos da Comissão de Festas nomeada pelo povo, já a parte popular esteve entregue aos Bombeiros Voluntários desta localidade. Foram assim três dias de festejos, onde o ponto alto da festa é sempre a parte religiosa, onde se iniciou com a procissão da imagem de N. S. da Graça, para a igreja da Misericórdia, para no domingo existir nova procissão pelas ruas da vila. Na segunda-feira, a procissão de retorno para a capela, onde também a chuva deu um ar da sua graça e obrigou a alterações na realização da eucaristia final. Todas estas procissões foram sempre abrilhantadas pela Batuta D’Alegria, que esteve em grande destaque, mais a mais que completou o seu primeiro aniversário de existência, tendo sido a ‘cereja no cimo do bolo’.
O sábado teve grande animação no Mercado Municipal, com a abertura da Quermesse e também com a actuação do grupo de baile Lua Cheia. Pelo meio, os Trio Odemira e Amaury Ribeiro, mas durante a tarde, os grupos mais tradicionais a conseguir levar uma grande moldura humana ao Mercado.
O dia de encerramento das festas foi de divertimento com o Grupo K5, pelo meio um momento musical da Escola de Musica dos bombeiros locais.
Diga-se que estes festejos são emblemáticos para esta localidade e um momento privilegiado para rever amigos e familiares.
in Nova guarda
Sem comentários:
Enviar um comentário