sábado, 26 de julho de 2014

Peugeot Citroen de Mangualde suprime hoje um turno e despede 280 trabalhadores

Vida complicada no interior do País

reuters Peugeot-Citroen de Mangualde vai contratar 300 trabalhadores
O Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA - Peugeot Citron suprime a partir de hoje o terceiro turno de laboração, que levará à redução de 280 postos de trabalho, devido a um ajustamento da atividade produtiva.

Cidade de Mangualde festeja NS do Castelo

Mangualde volta a estar em Festa

Mangualde volta a estar em Festa
De 30 de agosto a 8 de setembro, Mangualde volta a estar em festa com um programa cheio de animação. As festas da cidade e as festas da Sra. do Castelo, promovidas pela Câmara Municipal de Mangualde e pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, respetivamente, são já uma tradição da cidade mangualdense e esperam atrair, mais uma vez, inúmeros visitantes ao município.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

I Encontro Gastronómico Amador em Abrunhosa-a-Velha

É já a 26 de Julho que vai decorrer o I Encontro Gastronómico Amador em Abrunhosa-a-Velha. O evento visa promover a gastronomia local e vai contar com a presença de vários Chefs da região.

Cartão senior apresentado em Nelas

Cartão senior frente
No âmbito da Comemoração do Dia dos Avós e Netos, a Câmara Municipal de Nelas apresenta, no próximo dia 26 de Junho 2014, o CARTÃO SÉNIOR MUNICIPAL, projecto que vai de encontro à afirmação de importantes uma estratégia de impulsão social que visa a protecção dos grupos etários mais vulneráveis do Concelho.

Feira de S.Bartolomeu em Trancoso


terça-feira, 22 de julho de 2014

500 anos do foral da Matança



Matança na época medieval festejou
500 Anos da carta do foral


Este domingo foi um dia especial para todos os residentes da freguesia da Matança, concelho de Fornos de Algodres, uma vez que se comemoraram os 500 anos após a atribuição da carta de foral, a localidade se revestiu de um cenário da época medieval.

Fábrica de Calçado ARA continua a apostar fortemente em Seia


A multinacional alemã Ara anunciou esta segunda-feira, 21 de Julho, que transferiu a produção do seu "best-seller" para a fábrica de Seia. Este modelo será "um dos principais impulsionadores do aumento do volume de produção" da unidade portuguesa, que no final deste ano vai ultrapassar a fasquia do milhão de pares de sapatos.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aumentam as receitas das portagens nas antigas SCUT

As portagens nas antigas SCUT renderam no primeiro semestre deste ano 96,6 milhões de euros, representando cerca de 66% do total das receitas que a Estradas de Portugal amealhou até ao final de junho.
A EP obteve entre janeiro e junho uma receita de portagens de 145,1 milhões de euros, o que representa um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2013.
Fonte: http://www.engenhariaportugal.com/Segundo um comunicado da EP, a receita nas ex-SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador) cresceu 9,4% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os pórticos da autoestrada da Beira Litoral e Alta (entre Ílhavo e Vilar Formoso/Espanha) foram os que mais receitas obtiveram entre as ex-SCUT, arrecadando um total de 21,3 milhões.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Fc Penafiel já estagia na vila de Fornos de Algodres

Depois da partida do Belenenses, foi a vez de entrar em estágio no complexo da serra da esgalhada na vila de Fornos de Algodres , mais concretamente no Palace hotel &Spa, Termas de S.Miguel, a turma do FC Penafiel orientada por Ricardo Chéu, um jovem técnico da região que na temporada passada esteve na brilhante temporada do Ac.Viseu .
Assim sendo a turma duriense iniciou assim os trabalhos onde vai efetuar já amanhã um apronto frente ao desportivo de Gouveia no Municipal do Farvão, pelas 19h.

texto de António Pacheco
fotos:FC Penafiel

Passeio arciprestal à serra da Galafura

Passeio arciprestal à serra da Galafura
Este domingo decorreu assim mais uma edição do passeio paroquial, agora de todo o arciprestado de Fornos de Algodres, dado que nos anos anteriores era feito de forma diferente, pois existia o passeio efetuado por duas secções, mas este ano o local escolhido foi Alto Douto Vinhateiro (S.Leonardo da Galafura)

domingo, 13 de julho de 2014

Municipio de Fornos de Algodres recebe os Belenenses nos paços do concelho

Este sábado, continuou mais um dia de treinos do Belenenses no Complexo da serra da Esgalhada, durante o periodo matinal, onde Lito vidigal vai afinando a máquina do restelo em terras serranas.



Ao fim da tarde, era a hora de descerem á vila e mais concretamente, ao edifício dos Paços do concelho, afim de serem recebidos, pelo Presidente da autarquia, Dr Manuel Fonseca, que se mostrou muito satisfeito pela estadia do clube nesta localidade,

Mais de 5.700 militares da GNR patrulham estradas entre domingo e quarta-feira

Aposta na prevenção
Mais de 5.700 militares da GNR vão patrulhamento as estradas portuguesas entre domingo e quarta-feira, numa operação que tem como objectivo garantir a segurança dos portugueses que se deslocam para férias, anunciou hoje a corporação.

sábado, 12 de julho de 2014

APSCDFA com OS Belenenses

foto:APSCDFA
A manhã desta sexta feira, foi aproveitada pelos jovens do CAO da APSCDFA, para se deslocarem ao complexo desportivo da serra da esgalhada e assistir ao treino matinal da formação dos Belenenses a estagiar nesta vila serrana de Fornos de Algodres.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

OPERAÇÃO “HERMES – VIAJAR EM SEGURANÇA”



A Guarda Nacional Republicana irá realizar uma operação faseada de intensificação de patrulhamento rodoviário, desde o dia 13 de julho e o dia 1 de setembro, com o objetivo de garantir uma deslocação em segurança aos cidadãos que se deslocam de/para locais de veraneio e/ou eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano.


Para mais informações aceda a: http://bit.ly/1mRZRwj


fonte:GNR Guarda

quinta-feira, 10 de julho de 2014

terça-feira, 8 de julho de 2014

I Liga-Belenenses já está a estagiar na serra da esgalhada em Fornos de Algodres

Nesta pré - temporada, a vila de Fornos de Algodres recebe esta semana o ilustre clube do restelo, Os Belenenses, sobe a orientação de Lito Vidigal, já iniciaram assim esta manhã de segunda feira os treinos no Municipal da serra da Esgalhada, onde estão instalados no Palace Hotel e Spa S.Miguel.
Assim todos o plantel do restelo vai afinando a maquina para a luta pela melhor classificalão na liga principal.

Conferencia sobre empreendedorismo com bastante adesão em Fornos de Algodres

Novos empreendedores no futuro
Preletores do 1ºpainel
Durante três dias , Fornos de Algodres acolheu uma conferência de lançamento para jovens licenciados desempregados, cujo tema "Empreendedorismo estratégico e desenvolvimento regional"
Este evento teve logo no primeiro dia, as provas de seleção a todos os inscritos.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

I Acampamento de História Natural da Serra da Estrela.

De 21 a 25 de julho, irá decorrer, no Vale do Beijames, o I Acampamento de História Natural da Serra da Estrela.
10453213_783623738339091_299357713_nO encontro, promovido pela ASE – Associação Amigos da Serra da Estrela, pretende potenciar o envolvimento da comunidade escolar com o estudo e investigação da Serra da Estrela. Este acampamento destina-se a alunos e professores do secundário e universidades e tem como principais objetivos a promoção de: conhecimento da Serra da Estrela e do seu património natural; desenvolvimento de estudos de campo, na área da história natural, na Serra da Estrela;

Queda de muro sobre carro mata duas pessoas na Guarda

inem
Duas pessoas morreram, esta segunda-feira, soterradas por um muro que desabou sobre um carro, na Guarda. As vítimas eram trabalhadores que estariam a fazer uma obra no local.
Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro, da Guarda, confirmou ao JN a existência de duas vítimas mortais. Informação confirmada, também, pelos Bombeiros da Guarda.
As circunstâncias do acidente, que ocorreu junto a um hipermercado da periferia da cidade, estão ainda por apurar, assim como a identidade das vítimas, que se presume sejam ambas do sexo masculino.
Segundo as primeiras informações colhidas, os trabalhadores estariam numa viatura quando o muro desabou.
Os Bombeiros da Guarda mobilizaram para o local 13 elementos e cinco viaturas, entre ambulâncias e carro de desencarceramento.
A Polícia Judiciária já foi chamada para investigar.
fonte: Jornal de Notícias

sábado, 5 de julho de 2014

Noite agradavel na Biblioteca para os mais novos em Fornos de Algodres

Foto:Biblioteca Municipal
Esta noite na Biblioteca de Fornos de algodres foi muito animada e claro muito especial para todas as crianças que foram passar a noite lá.
A adesão foi boa, e também todos estavam com alguma expectativa em ver o que poderia ser esta noite na Biblioteca , mas foi bastante divertida, on de todos partilharam bons momentos...

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Seia comemora feriado municipal com atividades


O 28.º aniversário da elevação de Seia a cidade vai ser comemorado amanhã com várias atividades que incluem a atribuição de Campânulas de Mérito Municipal a pessoas e a instituições do concelho que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Velhas glorias do SL Benfica jogaram no Sobral Pichorro

Foto: OS VETERANOS DO BENFICA ...ALMOCAR COM SOBRAL PICHORRO E FREGUESIASAssim aconteceu na tarde do passado sábado, onde a turma das velhas gloria encarnadas vieram á freguesia de Sobral Pichorro defrontar a turma local e assim foi uma autentica festa, pois toda a freguesia se galanteou, numa organização da Alasp local.

Seleção da Diocese de Viseu a participar no Clericus Cup

O torneio “Clericus Cup” 2014, em “futsal”,vai decorrendo na Madeira, com oito equipas representantes de várias Dioceses. Quanto a resultados, foram  os seguintes: Funchal 0 - Vila Real 8;
Braga 0 - Viana do Castelo 1;
Porto 1 - Viseu 1;
Viana 5 - Viseu 1.
Na classificação geral: Vila Real e Viana do Castelo lideram com 6 pontos; Lamego, Braga e Padres Vicentinos em segundo lugar, com 3 pontos; Porto e Viseu, no terceiro lugar com apenas 1
fonte:JM

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Casa Benfica Fornos de Algodres levou a efeito sétimo torneio de sueca

Decorreu na tarde deste domingo, na sede da Casa do Benfica de Fornos de Algodres, a sétima edição do torneio da sueca, onde a jogo se inscreveram 18 equipas, que assim lutaram de igual para igual, fazendo crescer a emoção sempre ao fim de todas as partidas realizadas.
após as rondas necessarias, o juri elaborou a tabela classificativa:

terça-feira, 1 de julho de 2014

Moção apresentada na Assembleia Municipal de 30 de Junho de 2014 pela bancada do PSD Fornos de Algodres, face á serra da Esgalhada

Foto: Pela Transparência 

A Serra da Esgalhada- Mata Municipal- tem sido considerada ao longo de décadas um património municipal indissociável dos fornenses, quer como área de lazer, quer como área desportiva ou como pulmão da vila. Complementarmente foi surgindo a ideia de se lhe juntar uma nova vertente de apoio ao concelho, e à região, juntando-se a construção de um novo Hotel e proporcionando condições para a criação de uma unidade turística de excelência. 
Até aqui, todos estaremos de acordo, uma vez que com esta infra-estrutura ficaria mais enriquecida esta área de lazer e o próprio concelho com maior visibilidade para a procura turística e desenvolvimento de outras actividades. 
Pelo conhecimento que temos do modus operandi escolhido para a construção do hotel, não mereceu à época qualquer tipo de contestação, porque, pensamos, que a simples cedência dos terrenos necessários à construção do mesmo, não iria contra o desejo expresso dos munícipes, pelas razões apontadas, e ainda permitiria a valorização e enriquecimento de Fornos de Algodres. 
Agora somos confrontados, no nosso dia a dia, com conversas de café e com notícias de jornal em que nos é transmitido que afinal a cedência de terreno não se terá cingido à área necessária de construção, mas sim pela passagem total da mata municipal com todas as infra-estruturas existentes para uma sociedade privada onde a câmara detém apenas 15% do seu capital social. 
Acresce ainda, segundo se diz, os projectos, as escavações, os arranjos exteriores, bem como o pagamento de água e electricidade ter sido até bem recentemente, tudo por conta do Município. 
Face ao exposto julga-se oportuno e urgente a clarificação desta situação para bem das pessoas e dos órgãos autárquicos envolvidos (Camara e Assembleia Municipal). 

Assim, 
considerando que a verdade deve ser sempre o apanágio da nossa vivência política, considerando que a delapidação do património nunca poderá ser aceite por qualquer pessoa de bem, considerando que as responsabilidades devem ser sempre atribuídas e assumidas por todos, considerando que ninguém pode alegar menor conhecimento ou desconhecimento para se descartar das suas responsabilidades, considerando que quando nos candidatamos à representação dos munícipes nos órgãos competentes devemos estar conscientes da nossa capacitação para isso, considerando que a ser verdade tudo o que se comenta na praça pública, julgamos urgente que seja feita a clarificação dos factos e para tal, além da comissão que possa vir a ser criada para apuramento das responsabilidades dos eleitos para os órgãos autárquicos dos mandatos anteriores, a bancada do PSD propõe: 

1. dar plenos poderes ao presidente da câmara e ao órgão que representa, para que se rodeie de todos os meios necessários, jurídicos, de inspecção ou de investigação judicial, de modo a permitir uma clarificação cabal de toda a situação, 

2. envidar todos os esforços para que faça reverter a propriedade dos terrenos ao património do município, caso se confirme a veracidade das notícias que têm vindo a público, 

Moção apresentada na Assembleia Municipal de 30 de Junho de 2014 pela bancada do PSD Fornos de AlgodresPela Transparência

A Serra da Esgalhada- Mata Municipal- tem sido considerada ao longo de décadas um património municipal indissociável dos fornenses, quer como área de lazer, quer como área desportiva ou como pulmão da vila. Complementarmente foi surgindo a ideia de se lhe juntar uma nova vertente de apoio ao concelho, e à região, juntando-se a construção de um novo Hotel e proporcionando condições para a criação de uma unidade turística de excelência.