sexta-feira, 30 de maio de 2014

Biblioteca de Fornos de Algodres inaugurada

Assim nesta quinta feira, a vila de Fornos assistiu a uma inauguração á muito esperada , a biblioteca municipal, numa cerimonia simples, que assim teve a bênção do Padre Nuno, seguido de uma palestra por parte do presidente do municipio Dr Manuel Fonseca.
Foi assim uma casa cheia neste dia inaugural, onde a população aproveitou para visitar e também adquirir manuais á disposição na feira do livro que lá decorre neste fim de semana.
foto de Porfírio Paraiso

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Morgadinhos, Piscaros e sr Centeio vencem concurso de ideias

Decorreu na noite desta quarta-feira, a fase intermunicipal do Concurso de ideias, organizado pela Adruse, onde saíram vencedores:
Categoria 3ºciclo--Sr Centeio--Missão S.João da Madeira
Categoria secundário/profissional-Piscaros--Missão Barcelona
categoria ensino superior--Morgadinhos-missão Barcelona

Depois de três fases zonais na diversas localidades Seia, Fornos e Gouveia, foram assim apurados os vencedores de cada fase para esta Final onde ao qual tudo decorreu com naturalidade, no auditório da APSCDFA.
Assim após o júri e os presidentes dos três municípios terem dado uma palavra de incentivo ao jovens, se iniciou a audição e apresentação dos respectivos projetos.
Foram momentos muito saborosos, para o juri pois tiveram de provar algumas iguarias destes projetos que já eram realidade nesta noite, ao que se seguiu a reunião magna do juri para apurar os vencedores desta fase final.
Ainda desta forma, os projetos Flor de Sabugueiro e Peixinhos na lata, receberam a missão Lisboa.
Em suma, um projeto muito interessante que a equipa da Adruse, leva a efeito, ano após ano, onde cada jovem tenta apresentar ideias que no futuro possam de alguma maneira ser exequíveis.

Agrupamento de Escolas de Seia vai a Estrasburgo

O Concurso Euroscola visa selecionar as escolas secundárias que vão estar presentes no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, nas Sessões EURSOCOLA em representação de Portugal.
Este ano o tema, para pensar e trabalhar, foi “Crise Demográfica – Emigração, Natalidade e Envelhecimento”.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Celorico celebrou Feriado municipal

Um dia diferente
Esta sexta feira assinalou-se o feriado municipal da vila de Celorico da Beira, onde logo cedo foi a vez da homenagem ao piloto-aviador Sacadura Cabral, seguindo se a sessão solene no edifício dos Paços do concelho desta vila serrana,


1ºEncontro de GIP´S-Refletir para atuar

Decorreu assim desta forma no centro cultural da vila de Fornos de Algodres, um encontro de GIP´S, isto é , de Gabinetes de Inserção e profissional, social distrital, com o tema "Refletir para atuar"onde na verdade , cada vez mais uma aposta na formação das pessoas e também o empreendedorismo tem cada vez mais relevância na nossa região.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Segundo dia da visita dos Prescritores à região da Beira Interior.

Foto de NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda.No âmbito do projeto Douro e Estrela in Tourism hoje decorreu o segundo dia da visita dos Prescritores à região da Beira Interior onde tiveram oportunidade de visitar o Museu dos Descobrimentos e Museu Judaico em Belmonte, fazer provas de degustação e trocar contatos para possíveis negócios com promotores de produtos endógenos, vinhos, doces e queijo, em Belmonte, nas Termas do Cró e na Companhia das 4 Quintas - CEAP no Minhocal, visitaram a aldeia histórica de Sortelha e o empreendimento turístico de Carya Tallaya.
A dia terminará com um jantar na aldeia histórica de Linhares.
fonte:Nerga Guarda

terça-feira, 20 de maio de 2014

Feira Franca em Vila Franca da Serra

Assim a Freguesia de vila Franca da Serra volta a organizar mais uma Feira Franca, depois do grande sucesso da primeira edição, agora esta edição vai ter como pano de fundo a aprendizagem de fazer pão centeio.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Municipio de Nelas assina protocolo com BV Nelas e Canas de Senhorim

Câmara assina protocolo com Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e de Nelas para constituição de Equipa de Intervenção Rápida e Vigilância Florestal Móvel Armada

protocolo bombeiros equipa
Sendo os incêndios florestais, um flagelo que afeta o Concelho de Nelas e todo o Território Nacional, e que se assume como uma das principais preocupações que norteiam a ação da Câmara Municipal, foi assinado no passado dia 13 de Maio,

ADRUSE com novos órgãos sociais





A Câmara Municipal de Celorico da Beira preside ao Conselho Fiscal, do qual também fazem parte a Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a Adega Cooperativa de S. Paio.
A presidir ao Conselho de Administração permanece a Câmara Municipal de Seia, assegurando a vice-presidência a Câmara Municipal de Gouveia. Como vogais vão estar a Caixa de Crédito da Serra da Estrela, a Associação de Artesão da Serra da Estrela e ainda a Associação Empresarial da Serra da Estrela.

fonte:Adruse
 

domingo, 11 de maio de 2014

terça-feira, 6 de maio de 2014

Feira Ibérica de Turismo (FIT) um sucesso

 
A Feira Ibérica de Turismo (FIT), que decorreu entre quinta-feira e domingo trouxe à Guarda mais de 100 empresas e instituições ligadas ao setor turístico.
lente:Antonio Pacheco

 Segundo a organização, “para além do balanço altamente positivo do certame em termos de público,

Algodres recebe 4º Encontro Rural

Foi neste domingo, que a freguesia de Algodres, recebeu a quarta edição dos encontros rurais 2014, onde participaram gentes de variados pontos do nosso Portugal.



A recepção aos turistas teve lugar no salão da Junta de Freguesia, onde o presidente da junta local, Paulo Dinis, deu as boas vindas e agradeceu a presença na aldeia com muita história deste grupo de pessoas que se vai interessando por conhecer as localidades mais rurais deste nosso interior.

GNR-Peregrinação Segura 2014


No âmbito das celebrações do 97.º aniversário das Aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana realiza uma operação, de 05 a 13 de maio, com o objetivo de garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e celebrações religiosas no Santuário de Fátima.
A operação tem em vista contribuir para a diminuição da sinistralidade envolvendo os peregrinos que, muitas vezes, efetuam o percurso em grupos numerosos, circulando em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, aumentando assim o risco de atropelamento. 

domingo, 4 de maio de 2014

ENCONTROS RURAIS! DIA 4 DE MAIO |ALDEIA DE ALGODRES

Em 2014 serão 14 Encontros, em 14 Aldeias, com 14 Almoçaradas e 14 Conversas.
Em 2014 iremos levar a efeito 14 Encontros Rurais, em aldeias de todo o país, pelo que o convidamos a participar nestes magníficos momentos e a apreciar o melhor da autenticidade do nosso território nacional. Em todos os encontros visitaremos uma aldeia, com um guia que explicará a história de terra e as tradições que permitem que estes lugares continuem a subsistir. Em todos os encontros terá lugar um almoço que ficará na memória de todos, pelos sabores autênticos e não só... Em todos os encontros teremos um convidado especial que intervirá durante dez minutos sobre um tema pertinente para o desenvolvimento rural. Assim, fica o desafio para esta incrível viagem ao coração da nossa portugalidade e o convite para saborear os melhores sabores que sobrevivem entre nós.

Órgãos Concelhios da Secção do PSD de Fornos de Algodres

Assim ficaram agora definidos os novos orgãos concelhios da secção do PSD - Fornos de Algodres

Mesa da Assembleia
Presidente - Agostinho Gomes Amaral Freitas
Vice-Presidente - Artur Francisco Almeida de Oliveira
Secretário - Lucio Ribeiro Lopes