sábado, 30 de abril de 2016

Dançar contribui para uma melhor saúde e bem estar

gouv
Gouveia celebrou Dia Mundial da Dança
Nesta sexta-feira, um pouco por toda a parte celebrou-se o Dia Mundial da Dança, assim sendo na cidade jardim de Gouveia, esse momento foi celebrado nos Paços do Município, em que numa mega aula e aproveitando o bom tempo decorreu com todos os participantes a mostrar satisfação e empenho por estarem nesta atividade.
gouv1Com um público de todas as idades, onde as mulheres parecem gostar mais destes novos tipo de danças que agora vão estando em alta.
Deste modo, a dança é um bom antidepressivo, pois nada melhor que depois de um dia de trabalho e muito stress, com uns passinhos de dança, o corto relaxa e a mente fica mais liberta dessas energias negativas, para além é claro de queimar bastantes calorias.
Por:António Pacheco

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Muitas atividades dos clientes da APSCDFA

apsCada dia que passa, os clientes da APSCDFA vão aprendendo e alguns recordando algumas coisas.
Desta forma para além de muitas atividades que se vão fazendo diariamente, estes jovens seniores vão estando animados, pois desde canções e até ultimamente foram todos meter a mão na cozinha e com ajuda de todos foram confeccionadas umas queijadinhas, que todos adoraram.

Joaquim Alves e Aloísio Monteiro com estreias positivas

Em Castelo Branco, segunda prova do Campeonato Nacional de Ralis de 2016, duas duplas apoiadas pela ARC Sport experimentavam pela primeira vez os primeiros desenvolvimentos de carros novos em pisos de asfalto. Se para Joaquim Alves e Luís Ramalho o Ford Fiesta R5 já não era completa novidade, pois tinham efetuado o Rali Serras de Fafe, mas ainda o não tinham analisado em pisos de asfalto, para Aloísio Monteiro e Sancho Eiró, a estreia do Renault Clio R3 T foi absoluta. Para as duas equipas, o saldo acabou por ser positivo.

Dia Azul e Dia Mundial da Dança nas escolas

29_04_mkwVai ter lugar nesta sexta -feira, o Dia azul, nas diversas escolas do País, assim sendo, a comunidade escolar é convidada a trazer uma peça azul vestida e um autocolante para usar.
Vai ser um dia animado dado que se comemora do Dia Mundial da Dança, ora vai muita gente dançar, a surpresa  uma aula de Zumba, depois vai haver pinturas, fotos e outras atividades.
Um dia diferente, mais azul a comunidade escolar.

Por:António Pacheco/Sofia Pacheco
foto:AEFA

Os 42 anos da Revolução dos Cravos em Nelas


Os 42 Anos da Revolução de Abril foram comemorados no Concelho de Nelas com um conjunto de atividades lúdico-culturais, sociais e desportivas, com destaque para a Sessão Comemorativa da Assembleia Municipal, em Nelas, Palestra “Falar de Abril”, em Canas de Senhorim e Inauguração da Requalificação do Forno Comunitário e Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho, em Vilar Seco.

Seniores do FornosVida foram ao teatro e conhecer a Baixa Pombalina

Como anualmente acontece, centenas de elementos do Fornos Vida, fazem uma viagem à capital de Portugal, de comboio, desta vez o lugar a ser visitado foi a Baixa Pombalina.
Assim sendo, visitaram o Parque da Serafina (Monsanto) e foram assistir ao teatro revista de Luís Filipe Lá féria, neste caso a(“A república das bananas”).

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Centena e meia de alunos aprenderam a "Saber Escolher"

 PROMOVER OS ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS
JUNTO DOS MAIS NOVOS É O PRINCIPAL OBJETIVO
Teve lugar na passada segunda-feira, em Mangualde, com o objetivo de continuar a promover os estilos de vida saudáveis, junto dos mais novos, um conjunto de sessões de informação/sensibilização no âmbito do projeto ‘Saber Escolher’. A iniciativa teve lugar no Auditório da Escola Gomes Eanes de Azurara, em Mangualde, e contou com a participação de cerca de centena e meia de alunos do 4º ano, do 1º ciclo.

25 de abril em Trancoso com atletismo

IMG_9359  O dia da revolução dos cravos na cidade de Trancoso iniciou logo pela manhã com o sol a dar um ar da sua graça.
Estava reservada a terceira edição da Corrida da Liberdade que contou com centenas de atletas dos diversos escalões etários, desde os Benjamins aos Veteranos.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinalado

Crianças dormiram com os livros
livros Na noite de 23 para 24 de abril, um grupo de 43 participantes, composto por crianças entre os 6 e os 11 anos, acompanhadas do encarregado de educação, do pai ou da mãe, dormiram com os livros na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde. A iniciativa, que vai já na sua 10ª edição, assinalou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de abril. A organização foi da Câmara Municipal de Mangualde, através da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e contou com a presença do Vereador da Cultura da autarquia, João Lopes.

Laço azul chegou aos Paços do Município de Fornos

SAM_0047Como estamos a viver o Mês da Prevenção dos Maus Tratos a Crianças e Jovens, decorreu na tarde desta quarta-feira, uma atividade organizada pela CPCJ da localidade de Fornos de Algodres, onde reuniu os alunos das escolas inseridas no Agrupamento de Escolas e da Creche da APSCDFA.

Sexto dia aberto em Aguiar da Beira

No âmbito das ações previstas no Protocolo de Cooperação para Instalação do Centro de Interpretação Vivo do Castanheiro e da Castanha vai decorrer o “sexto dia aberto”, a realizar no próximo sábado, dia 30 de abril de 2016, às 9,30h , no pavilhão da Associação da Fontearcadinha, com o seguinte ordem do dia:

»Sextas da Lua» com musical de abril


Tributo a Zeca Afonso e Ary dos Santos

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolheu, na passada sexta-feira,  a edição de abril do projeto «Sextas da Lua». «Abril como nunca (ou)viu», pelo Quinteto Jazz de Lisboa, num Tributo a Zeca Afonso e Ary dos Santos, foi a aposta da Câmara Municipal de Mangualde para esta edição. Na iniciativa marcou presença o Vereador da Cultura da autarquia mangualdense, João Lopes.
O tema da noite foi a ‘Liberdade’ e, com casa cheia, celebrou-se mais um momento especial da nossa História. A iniciativa, promovida de Câmara Municipal de Mangualde, contou com o apoio da Sogrape, da Quintas de Seia e de Igor Figueiredo (Mau Mau Maria), bem como dos elementos da equipa de Biblioteca Municipal que decoraram com paixão o espaço e criaram o cenário de Abril.
O Quinteto Jazz de Lisboa foi formado em 1998 e desde a sua criação que é dos grupos de jazz português mais solicitado para espetáculos e dos projetos com mais cd´s vendidos nessa área musical em Portugal. O principal motivo desse êxito tem a ver com sonoridade do grupo que resulta da fusão do jazz com a música de raiz popular portuguesa e o fado. Tem atuado por todo o país assim como em vários festivais na (Holanda, França, Brasil e Espanha).

Por:Mun.Mangualde


3º SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO EM NELAS

A Câmara Municipal de Nelas promove no próximo dia 3 de maio, terça-feira, pelas 15h00, no Auditório do Edifício Multiusos, o 3º Seminário de Empreendedorismo- Investimento, Formação e Criação de Emprego com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, empresários do Concelho, IEFP e empreendedores, entre as demais.
O Seminário apresenta, a todos os interessados, casos de sucesso, resultados e oportunidades em matéria de empreendedorismo, com o objetivo de conseguir demonstrar que os vetores da determinação, da inovação e do trabalho em rede são ingredientes para o sucesso empresarial e, consequente para o desenvolvimento desta região.

Novo livro apresentado em Real

IMG_8961
IMG_8959IMG_8958   No passado domingo teve lugar a apresentação do livro sobre Real , numa sessão presidida pela Presidente da Assembleia de Freguesia, Marisa de Matos Oliveira, contou ainda com a presença de Liberto Pais de Carvalho, que doou todo o seu espólio fotográfico à Freguesia e foi o principal impulsionador deste projeto.
O Presidente da Junta, Pedro Pina Nóbrega, fez a apresentação do trabalho desenvolvido no primeiro ano do projeto e dos resultados já obtidos, bem como a apresentação do livro.

Luís Marques vence em Trancoso, Open da Liberdade


tenis1. Aproveitando o feriado da Revolução dos cravos, em Trancoso disputou-se o Open da Liberdade (Ténis) com a participação de 22 Jogadores (20 homens e 2 senhoras) oriundos de 4 distritos do país (Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Lisboa), sendo que a Guarda foi o concelho que aportou mais jogadores ao torneio, 6.

Aguiar da Beira acolheu Campeonato Ibérico Feminino de Orientação

oriRealizou-se neste fim-de-semana, nos dias 23 e 24 de abril, o Campeonato Ibérico Feminino de Orientação, numa organização do Clube de Orientação de Estarreja em parceria com o Município de Aguiar da Beira, onde estiveram presentes mais de 800 atletas de Portugal e Espanha , sendo cerca de 50 participantes locais que deram os seus primeiros passos nesta modalidade.
O Clube de Orientação de Estarreja e o Município de Aguiar da Beira vão continuar a trabalhar na promoção da modalidade na região e são esperados no Aguiar da Beira “O” Meeting 2017  , mais de 100 participantes locais.

Expetativas superadas

orienSegundo o Presidente Prof.Bonifácio, salientou que esta prova ultrapassou as expetativas, é um concelho que cada vez mais aposta nos produtos endógenos, assim como no património natural, as florestas que permitem ter estes percursos, que segundo os técnicos este é o melhor a nível nacional e dos melhores circuitos da Europa.
Adiantou que para o ano vai existir um Meeting que vai ter um aprova de orientação que conta para o Campeonato do Mundo e vai realizar-se em março de 2017, vai de certo trazer ainda mais visitantes a Aguiar da Beira.
Referiu ainda que o lema é trazer gente ao concelho e poder desenvolver a economia local , para atingir isto, é preciso haver uma grande união de todos, para continuar a dar a conhecer o concelho de Aguiar da Beira.

Por:António Pacheco

Placas de toponímia localizadas na Zona Industrial do Salgueiro (Mangualde)

Iniciativa inseriu-se nas comemorações municipais do 25 de Abril
mang1De forma a homenagear a carreira e a vida de importantes nomes mangualdenses, que se destacaram pelo seu empreendedorismo e atividade industrial, a Câmara Municipal de Mangualde inaugurou ontem, 25 de abril, algumas placas de toponímia localizadas na Zona Industrial do Salgueiro. Este momento de recordação e de valorização contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, do Presidente da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Bernardino Azevedo e de amigos e familiares dos homenageados. A iniciativa inseriu-se nas comemorações municipais do 25 de Abril.
 RUA ANTÓNIO VENÂNCIO
Arruamento da Zona Industrial do Salgueiro, com início na Rua José Coelho dos Santos e terminus na curva de Stº António
A 2º Guerra Mundial levou à racionalização dos combustíveis. Neste contexto, António Venâncio montou uma espécie de fogão a lenha na traseira de um automóvel e, no aproveitamento dos gases da sua combustão, o automóvel movia-se e viajou pelo país. A esse invento deu o nome de Gasogénio. Com espírito empreendedor, montou uma oficina de bicicletas, ganhou dinheiro, e comprou terreno junto ao centro de Mangualde onde montou uma oficina de reparações de automóveis, local onde desenvolveu a sua contínua atividade. Tornou-se especialista na reparação de transportes de longo curso e fabricante de reboques para vários veículos pesados e agrícolas. A oficina foi uma autêntica escola de torneiros mecânicos. Foi ainda o maior empregador até à vinda da Citroen para o concelho, montou uma moagem mecânica de cereais, um lagar de azeite, era produtor de vinho, foi agente oficial de combustíveis e participou na instalação da Citroen em Mangualde.
 RUA GILBERTO RIBEIRO DE LEMOS (GILINHO)
Arruamento da Zona Industrial do Salgueiro, com início na Rua José Coelho dos Santos e terminus sem saída
Figura baixa e magra, mas de uma inteligência notável. Empresário, dono de uma loja de eletricidade (a única em Mangualde durante vários anos), procedia à venda de produtos elétricos e fazia reparações em rádios e outros aparelhos, atividade onde era exímio. Pioneiro no radioamadorismo em Portugal, construiu o seu próprio equipamento de rádio em onda curta, numa altura em que a onda curta estava a ser desenvolvida apenas noutros países. Homem com uma cultura geral excecional participou no concurso de cultura geral da RPT ‘Quem sabe, sabe’, tendo ido à final.
RUA JOÃO FIGUEIREDO (MARTELO)
Arruamento da Zona Industrial do Salgueiro, com início na Rua José Coelho dos Santos e terminus sem saída
Inventor e empreendedor criou o Auto-Hipo. Numa altura de guerra, em que a escassez de bens e combustíveis se fazia sentir, nomeadamente em Portugal, para obstar a esta situação, inventou o Auto-Hipo. Consistia num veículo ao qual retirou o motor e aproveitou esse espaço para colocar uma plataforma para onde subia um cavalo. Nas subidas era o cavalo que, descendo da plataforma, puxava o carro, nas descidas o cavalo subia para a plataforma e descansava. O cavalo era o Carriço. Com o Auto-Hipo, João Figueiredo foi e veio a Lisboa para participar na 1ª Grande Exposição do Mundo Português, em 1940.
RUA MANUEL CARDOSO RAMOS (NENÉ)
Arruamento da Zona Industrial do Salgueiro, com início na Rua António Venâncio e terminus na Rua dos Emigrantes
Inovador e inventor, filho de Francisco Cardoso Ramos (Xico Ramos), cedo se notabilizou pela capacidade de empreendedorismo e de inovação. A ele se deve a construção das duas lanternas de iluminação de cada lado da fachada do Edifício dos Paços do Município, a cruz da Torre da Ermida da Senhora do Castelo. Orientou a obra de serralharia do Coreto da Vila de Mangualde (uma obra de arte) e construiu uma máquina de projeção de cinema, que utilizou no Salão de cinema que projetou e instalou no antigo Quartel dos Bombeiros de Mangualde. Construi um inovador Fogão Elétrico, da sua marca ”RAMOS”, cuja principal característica inovadora e revolucionária do ponto de vista tecnológico era a de o esmalte não cascar com as elevadas temperaturas. Montou uma Máquina de fabricar gelo, vendido às barras, numa altura em que não existia o frigorífico. Político, Vereador na Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Mangualde, no ano de 1974 a 1976. Instalou o primeiro Parque Infantil do concelho de Mangualde, no Largo do Rossio, atrás da casa do Conceição. Fez as obras de restauro e conservação do interior e do retábulo da Capela do Rebelo.
Por:Mun.Mangualde

terça-feira, 26 de abril de 2016

Celoricenses de bicicleta a Santiago de Compostela

Um grupo de ciclistas da região de Celorico da Beira, aproveitaram este fim de semana XL para montar na sua bicicleta e rumar a Santiago de Compostela.

“Asteróide 614, Teatro em Mangualde

No próximo dia 30 de abril, a Câmara Municipal de Mangualde convida as famílias a assistir à peça de teatro “O Asteroide 614”, uma adaptação da obra “O Principezinho”, da autoria de Antoine Saint-Exupéry. Esta peça será interpretada pelos atores Sofia Moura e Aliosman Ahmed e encenada por Graeme Pulleyn. A sessão tem lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, às 14h30, e integra a campanha do mês da prevenção dos maus-tratos na infância que decorre em todo o país e pretende consciencializar que a melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça.

Integrada ainda no projeto da autarquia ‘Ajudar a Crescer’, esta sessão pretende ser uma recriação da história do Principezinho em que serão abordados os relacionamentos, a comunicação, a amizade, o amor, a necessidade de investimento nas relações e a importância da existência de objetivos que possam dar sentido à nossa vida. Este teatro dará o mote ao debate sobre a questão da importância dos valores/afetos nas dinâmicas familiares e contará com a presença de Maria Teresa Ribeiro - Professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa que abordará a ‘importância dos valores/afetos nas dinâmicas familiares’ e de António Fernandes – Presidente da CPCJ de Viseu com a temática ‘Responsabilidades parentais/ a família como elemento de promoção e proteção’.

A iniciativa é da responsabilidade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mangualde, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de abril através dos contactos cpcj@cmmangualde.pt ou 232619880.

No mês da prevenção dos maus-tratos na infância pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspetiva de empoderamento destas e para o fortalecimento das próprias crianças
A autarquia mangualdense desafia ainda os pais a dinamizarem com os seus filhos um conjunto de atividades durante o mês de abril, porque a prevenção dos maus tratos na infância começa em casa e começa com pequenos gestos: ame o seu filho(a), brinque com ele(a), abrace-o(a), escute-o(a)… Porque ser pai/mãe é partilhar a vida com o seu filho(a): acompanhando, estimulando e compreendendo. É fundamental rir com eles, dar um passeio, ajudar a estudar, ler e acima de tudo educar, valorizar, respeitar e proteger. Torne a infância feliz!!
Por:Mun.Mangualde
 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Caminhada comemorativa do 25 de abril

Na manhã desta segunda - feira, 25 de abril, nada melhor que iniciar o dia com uma caminhada pela natureza do concelho de Fornos de Algodres, para marcar este dia comemorativo da Revolução dos Cravos.

Jovem egitaniense Afonso presta provas no Benfica

Filho de peixe sabe nadar
faneca juniorDepois de o seu Pai ter feito grande percurso a nível distrital e nacional e sempre por onde passou como jogador e agora como treinador se revelou um lutador e com espírito de vencer.
Agora o seu rebento de tenra idade, Afonso, filho deste grande senhor do futebol distrital FANECA, agora treinador da U.D.Pinhelenses, foi deste modo prestar provas nas Escolas do SL Benfica, em Almada.

AFGuarda- Taça de honra -1/4 finais – Resultados


IMG_8902Este domingo jogou-se mais uma  ronda da Taça de Honra da AF Guarda, com quatro partidas emocionantes.
desta maneira o E.Almeida bateu-se bem diante do Trancoso e acabou empatado no tempo regulamentar e face a isso, a decisão aconteceu nas grandes penalidades, com os homens de bandarra a seguir em frente.

Como aconteceu o 25 de abril 1974

25abril230412A Revolução de 25 de Abril, também referida como Revolução dos Cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.

domingo, 24 de abril de 2016

Fornense Manuel participa no filme "Amen"


fita 1Para além dos atores profissionais, destacamos um fornense que foi convidado para figurante neste filme nacional, de seu nome de Manuel, um homem que se destaca pela positiva também neste filme de João Canijo,onde contracena com Rita Blanco, Ana Bustorff, Márcia Breia, Anabela Moreira, Cleia Almeida,

Campanha do Laço Azul na Biblioteca em Fornos

13012704_1096122733780748_7868763804891774885_nA Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres associa-se à .
No mês de abril comemora-se o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
O porquê desta causa…

   A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

Relatório de Gestão e Contas do ano de 2015 aprovados em Nelas



contasFoi discutida e aprovada em reunião extraordinária da Câmara Municipal a Conta de Gerência, respetivos documentos e Relatório de Gestão do ano de 2015, tendo sido aprovada por 5 votos favoráveis (dos Eleitos do Partido Socialista e também do Vereador do CDS) e a abstenção dos Vereadores do PSD, resultando desta forma pelo voto a concordância quase unânime da boa gestão, incluindo em termos financeiros, que se fez na Câmara de Nelas durante o ano de 2015.

sábado, 23 de abril de 2016

BV.Aguiar da Beira recebem nova ambulância oferta do Município de Aguiar da Beira

1111A Câmara Municipal ofereceu uma Ambulância de Socorro (ABSC) à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira.

III edição do Percurso Pedestre Rota dos Ambientes Rurais - Castelo de Penalva (Penalva do Castelo)

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em parceria com a junta de freguesia de Castelo de Penalva, Associação Cultural Castro de Pena Alba, Grupo Desportivo Cultural Bela Vista e apoio dos Bombeiros Voluntários e Unidade de Cuidados à Comunidade de Pena D’Alva, vai promover no próximo dia 24 de abril (domingo) o Percurso Pedestre PR4-PCT Rota dos Ambientes Rurais (com momentos de animação /recriação histórica).

Tecido empresarial partilhou experiências para dinamizar e investir em Mangualde

O auditório da Câmara Municipal de Mangualde acolheu, ontem (21 de abril), o seminário “Dinamizar e Investir Mangualde”. A iniciativa organizada pelo CIDEM, Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, contou com a participação da Associação Empresarial de Mangualde (AEM), da Associação Industrial da Região de Viseu (AIRV), da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal Global).

sexta-feira, 22 de abril de 2016

CLDS 3G SERVIR Fornos de Algodres apoia campanha do laço azul

20160421_191650Em abril comemora-se o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com a Campanha do Laço Azul e a  CLDS 3G SERVIR Fornos de Algodres apoia esta campanha.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

Aposta em "Informática na Melhor Idade" em Mangualde

Até 6 de junho, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves
inforA Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, promove formação de informática para a comunidade no âmbito do projeto “Informática na melhor idade”. A iniciativa pretende estimular a aprendizagem ao longo da vida e combater a infoexclusão e decorre até 6 de junho, bibtodas as 2ªs feiras das 10:30 às 12:30.

25 de abril comemorado em Fornos de Algodres

25-abril-1061x1500  No 42º aniversário da Revolução de abril, o Município de Fornos de Algodres promove a 25 de abril de 2016, no auditório do Centro Cultural Dr. António Menano, pelas 18h00, um espetáculo encenado pela companhia Rituais Dell Arte, que junta as músicas emblemáticas do 25 de Abril com uma reconstrução dos episódios mais importantes da Revolução dos Cravos.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Rally Vinho do Dão 2016 apresentado em Viseu

27 e 28 de maio está na estrada
rallieO Solar do Vinho do Dão em Viseu foi esta quarta-feira, palco da apresentação oficial do Rally Vinho do Dão 2016, prova que decorre nos próximos dias 27 e 28 de maio e que promete reafirmar o sucesso do ano passado, elevando o nível de espetacularidade para todos os amantes do automobilismo e, simultaneamente, promovendo o a região do Vinho do Dão.

3ªConcentração de motas pela Casa do Benfica de Fornos de Algodres

  
No próximo domingo,a Casa do Benfica de Fornos de Algodres realiza mais uma atividade  , a 3ªconcentração de motas, Rota dos Castanheiros, com a saída marcada para as 9h, com um itinerário atrativo pelo concelho fornense, seguindo- se o almoço.

Centenas de participantes no Elos da Leitura em Nelas

elos leirA Festa Literária “Elos de Leitura” de Nelas trouxe ao Concelho dezenas de eventos em torno da literatura e da arte que envolveram mais de 800 pessoas graças ao empenho da Rede de Bibliotecas de Nelas, Câmara Municipal, dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim e da Fundação Lapa do Lobo.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

42 Anos da Revolução de Abril celebrados no concelho de Nelas

nelasOs 42 Anos da Revolução de Abril são assinalados no Concelho de Nelas (Nelas, Canas de Senhorim e Vilar Seco) com um conjunto de atividades culturais, sociais e desportivas.
Na Vila de Nelas o dia tem inicio na Praça do Município com o HASTEAR DA BANDEIRA, pelas 09H30, seguido de desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Nelas. No Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, pelas 10h00, tem lugar a SESSÃO COMEMORATIVA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE NELAS, este ano preenchida com o espetáculo musical CANÇÕES DE ABRIL por Miguel Calhaz (voz e contrabaixo) e Marco Figueiredo (piano) com interpretação de temas de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Fausto, José Mário Brito, entre outros, e para o qual todos estão convidados.

Laço azul construído em Mangualde por meia centena de pessoas

Mês da prevenção dos maus-tratos na infância
caminhada e laço azul (1)   Apesar das condições climatéricas adversas, no passado domingo, 17 de abril, cerca de meia centena de pessoas participaram na caminhada seguida da construção de um Laço Azul Humano. Cada participante teve direito a uma T-Shirt com a mensagem “Torne a Infância Feliz”. A iniciativa estava inserida no âmbito do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, a decorrer no mês de abril, e é da responsabilidade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mangualde, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Núcleo de Apoio à Criança e Jovem em Risco da Saúde e a HR Proteção.

PEÇA DE TEATRO “O ASTERÓIDE 614” E A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR NAS RELAÇÕES
caminhada e laço azul (3)A campanha do mês da prevenção dos maus-tratos na infância decorre em todo o país e pretende consciencializar que a melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça. Assim, no dia 30, convidam-se as famílias a assistir à peça de teatro “O Asteróide 614”, uma recriação da história do Principezinho em que serão abordados os relacionamentos, a comunicação, a amizade, o amor, a necessidade de investimento nas relações e a importância da existência de objetivos que possam dar sentido à nossa vida. Este teatro dará o mote ao debate sobre a questão da importância dos valores/afetos nas dinâmicas familiares e contará com a presença de António Fernandes – Presidente da CPCJ de Viseu e de Maria Teresa Ribeiro - Professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. A iniciativa tem lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, às 14h30.

TORNE A INFÂNCIA FELIZ!!

Pretende-se, com esta iniciativa consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspetiva de empoderamento destas e para o fortalecimento das próprias crianças
caminhada e laço azul (4)A autarquia mangualdense desafia ainda os pais a dinamizarem com os seus filhos um conjunto de atividades durante o mês de abril, porque a prevenção dos maus tratos na infância começa em casa e começa com pequenos gestos: ame o seu filho(a), brinque com ele(a), abrace-o(a), escute-o(a)… Porque ser pai/mãe é partilhar a vida com o seu filho(a): acompanhando, estimulando e compreendendo. É fundamental rir com eles, dar um passeio, ajudar a estudar, ler e acima de tudo educar, valorizar, respeitar e proteger. 
Por;Mun.Mangualde

Estrela Bike Race BTT na Serra da Estrela

rota do cabicanca (17)A Fundação INATEL organiza uma prova de BTT que irá atravessar a região da Serra da Estrela.
Com partida do Piódão, os participantes irão visitar Manteigas, Linhares da Beira e regressar ao Piódão em 3 etapas a realizar entre os dias 23 e 25 de abril de 2016.
Esta será uma prova de duplas.

terça-feira, 19 de abril de 2016

403º aniversário da Misericórdia de Mangualde--Comunicação do Provedor José Tomás

Este fim de semana decorreram as comemorações do 403º aniversário da Misericórdia de Mangualde desta feita aqui fica a comunicação do Provedor, José Tomás, que teve lugar na Sessão Solene, durante o Domingo.
"Os 403 anos de história da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde conferem-lhe o estatuto de Instituição mais antiga da nossa Terra. Ao longo destes quatro séculos, a Misericórdia de Mangualde tem sido um pilar central para o desenvolvimento social, económico e cultural da nossa Cidade e do nosso Concelho.//

Municípios reagem à decisão da não execução do Aproveitamento Hidroeléctrico de Girabolhos

bogueira_girabolhosNa sequência da decisão anunciada, esta semana pelo Governo relativamente à não execução do Aproveitamento Hidroeléctrico de Girabolhos, cujo contrato de concessão foi assinado entre o Estado Português e a “HidroMondego – Hidroeléctrica do Mondego Lda.”, de que é proprietária o Grupo Espanhol Endesa, e que visava a construção da Barragem de Girabolhos e da Bogueira no Rio Mondego, os Presidentes das Câmaras Municipais de Gouveia, Mangualde, Nelas e Seia vêm pela presente referir o seguinte:

10ª edição da Final Distrital da Guarda do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres acolheu na passada sexta-feira, 15 de abril, a 10ª edição da Final Distrital da Guarda do Concurso Nacional de Leitura (CNL) à qual concorreram 20 escolas e 84 alunos do 3º ciclo e secundário.

Comemorações do 25 de Abril – Dia da Liberdade em Pinhel

Volvidos 42 anos sobre a Revolução dos Cravos, o Município de Pinhel associa-se às comemorações de Abril, celebrando a conquista da Liberdade e da Democracia.

Apresentação do Plano Operacional Distrital do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais para 2016

fogosFornos de Algodres acolhe a 22 de abril, pelas 14h45, a apresentação do Plano Operacional Distrital da Guarda que suporta o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF/2016).