sábado, 28 de fevereiro de 2015

Museu à noite na cidade de Pinhel

  Decorreu ontem mais uma sessão do Museu à Noite. O orador convidado, Norberto Manso, realçou a necessidade de se estudar e valorizar a cultura identitária das comunidades, uma vez que ela congrega um conjunto de premissas que contribuem para fortalecer a ligação das pessoas à sua terra natal.

Feira do Fumeiro abriu as portas hoje e vai ate 8 de março

  Teve desta forma inicio hoje mais uma edição da Feira do Fumeiro, na cidade de Bandarra, onde conta com inúmeros expositores dos mais variados timbres e de variadas localidades desta região beirã, até 8 de março.

Folha "Ao Domingo" Unidade Pastoral Fornos


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

GEO BIKE CHALLENGE ESTRELA em Seia

   O GEO BIKE CHALLENGE ESTRELA, é um passeio de btt, sem carácter competitivo, em autonomia, e guiado unicamente por track de gps, fornecido pela organização .
O GEO BIKE realiza-se no dia 28 de Fevereiro de 2015.
O circuito terá como objetivo:

PDR2020 prevê mais apoios para os jovens agricultores



  O apoio aos jovens agricultores, integrado no Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, prevê o apoio à instalação inicial do jovem agricultor, baseado num plano empresarial de desenvolvimento e adaptação das explorações, capazes de gerar impactos positivos na região onde se inserem.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

GP Portugal Enduro em Gouveia apresentado na BTL15

   A cidade de Gouveia recebe de 15 a 17 de maio os melhores pilotos do mundo de motociclismo na vertente de Enduro, em jornada pontuável para a edição do Campeonato do Mundo da Especialidade. A apresentação oficial do evento decorreu ontem, no stand do Turismo do Centro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer na FIL até ao próximo domingo, dia 1 de março.
Fonte:Mun.Gouveia

Encontro de Traquinas em Fornos de Algodres

"Vai realizar-se no sábado, dia 28 de Fevereiro, um encontro de Traquinas no Pavilhão da Escola E B 2,3/S de Fornos de Algodres no qual o nosso clube vai participar, juntamente com a ADRC Aguiar da Beira, a Fundação Laura Santos B e o G D Trancoso."   Decorre este  sábado, dia 28 de fevereiro, um encontro de Traquinas no Pavilhão da Escola E B 2,3/S de Fornos de Algodres no qual  participam, o Lusitânia juntamente com o Aguiar da Beira, a Fundação Laura Santos B e o Trancoso.
fonte:EL

Festa do Pastor e do Queijo em Mosteiro/Penaverde

  Vai decorrer já neste domingo, 1 de março, a segunda edição da Festa do Pastor e do Queijo em Mosteiro/Penaverde.
De certo vai ser u dia de grande amplitude para todos os presentes.
Assim muita animação vai ter:
8.45H – Arruada com o Grupo de Bombos de Carapito
9.00H – Abertura da exposição/concurso de gado Ovino
10.00H – Receção das entidades oficiais
11.00H – Visita à exposição do gado
11.30H – Amostra e prova de Queijo

Caminhada ‘Trilho de Ricardina’ em Mangualde no dia da mulher

No Dia da Mulher venha conhecer o ‘Trilho de Ricardina’

  No próximo dia 8 de março, a Câmara Municipal de Mangualde e a Junta de Freguesia de Espinho convidam-na/o  a conhecer, num passeio pedestre guiado, o ‘Trilho de Ricardina’, na freguesia de Espinho. O percurso, que dá início a mais uma edição dos Percursos Pedestres ‘Mangualde em Movimento’, conta com o apoio da fábrica da Igreja de Espinho e com a parceria das Associações Água Levada e Póvoa Espinho e do jornal Renascimento.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

XII Feira do Fumeiro/Festival Gastronómico, Trancoso – Gastronomia com Tradição

  Festival Gastronómico, Trancoso – Gastronomia com Tradição

  Paralela e complementarmente à XII Feira do Fumeiro, decorrerá em Trancoso, com a adesão de 10 restaurantes locais, o 8ª Festival gastronómico, denominado Trancoso – gastronomia com Tradição.

Fornos de Algodres presente na BTL em Lisboa

   Abriu ao público mais uma edição da BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa, na Fil, onde as regiões se fazem representar, para assim divulgar as suas iguarias e demais sugestões turísticas e culturais.

II Feira de Março em Chãs de Tavares

  Vai ter lugar na localidade de Chãs de Tavares, a segunda edição da  Feira de Março, no domingo, 22 de março, onde a organização vai estar a cargo da União de Freguesias de Tavares.

foto:UF Tavares
  Este evento vai contar com uma caminhada matinal desde Vila Cova de Tavares ao monte da Nossa Senhora do Bom Sucesso, onde se realizará um concurso de ovinos e do vinho do produtor e também a celebração da Eucaristia na Capela.

Palestra sobre internet segura na Biblioteca Municipal em Fornos de Algodres

  Realizou-se durante a manhã desta terça-feira, uma palestra na Biblioteca Municipal da vila de Fornos de Algodres, cujo tema foi "Internet Segura - Educação e Segurança na Net.

Corte de Via na A25 junto a Celorico da Beira devido Acidente


   Devido ao despiste de veículo pesado,ao fim de tarde desta terça feira,  do qual resultou uma vitima mortal, a Auto-Estrada A25 encontra-se cortada ao trânsito entre os nós de Celorico da Beira e Fornos de Algodres.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Coceba deu a conhecer novas oportunidades

  Cerca de 250 pessoas, entre agricultores, empresários e possíveis novos empresários estiveram presentes  no Centro Cultural de Celorico da Beira

Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal de 20 a 22 de março

Resultado de imagem para aldeias historicas mapa  A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal foi renovada, remarcada e está como nova ao fim de 15 anos. Pode ver com os seus olhos e senti-la debaixo dos seus pés. Dois dias de caminhadas simultâneas nas 12 Aldeias Históricas de Portugal. Irão ser mais de mil pessoas a caminhar pela história e patrimônio do Centro de Portugal.
Assim deixamos programa que vai ser realizado:

Torneio 4 Nações de Andebol na região

  Nos dias 19, 20 e 21 de março, os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Mêda vão acolher o Torneio 4 Nações de Andebol.

12ª edição da Feira do Fumeiro

  Vai realizar-se mais uma edição da feira do fumeiro, isto é, a décima segunda vez que se realiza esta feira, face a  isso, vai haver uma larga mostra de artesanato,com muito expositores, queijo da serra e bom vinhos regional,  produtos endógenos da zona e claro muita musica portuguesa.

ACR Senhora do Desterro/ NAPO com prestação acima da média

  ACR Senhora do Desterro/ NAPO sagra-se 4° melhor equipa nacional feminina e 7° masculina na 1° Divisão do Campeonato Nacional de Pista Coberta, em atletismo.

AFGuarda-2ªdivisão-E.Almeida- AD Fornos Algodres-2-3



E. Almeida lutou até onde pode
Fornenses deram passo importante para a subida
Uma tarde algo cinzenta onde o estádio Vilhena de Carvalho recebeu uma partida com duas candidatas á subida á divisão maior do futebol distrital da AF Guarda, onde o triunfo sorriu á formação fornense, onde existia uma grande adesão do publico de ambas equipas.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Festa do queijo Serra da Estrela atraiu duas centenas de expositores e alguns milhares de visitantes a Oliveira do Hospital

 Romaria para homenagear o queijo

  Muitos visitantes, vários expositores, animação e algum mediatismo transformaram Oliveira do Hospital durante este fim-de-semana no centro das atenções dos amantes dos produtos endógenos da região, como queijo Serra da Estrela, mel ou enchidos. Tudo graças à 24ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela que durante estes dois dias contou com cerca de duas centenas de expositores, a participação de mais de quatro centenas de confrarias e um punhado de palcos onde vários grupos animavam as centenas de visitantes que passavam pelo largo Ribeiro do Amaral e pelo renovado mercado municipal.A aposta da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que pretende conseguir o maior evento de sempre, mereceu vários elogios por parte das personalidades convidadas, inclusive do secretário de Estado da Administração Interna.

Jornadas pastorais com muita adesão

  Este fim de semana no centro cultural de Fornos de Algodres, decorreram as jornadas pastorais, cuja organização esteve a cargo da unidade pastoral desta localidade, onde teve uma casa cheia no centro cultural, divididas por dois dias, o sábado à noite preenchido com um filme alusivo ao tema.
  O domingo reservado à conferência com o Padre Elias.
o encerramento contou com a presença de D.Ilidio Leandro, bispo da diocese de Viseu.


Em atualização...

reportagem de Cristina Pacheco

domingo, 22 de fevereiro de 2015

AFGuarda- resultados e classificações do fim de semana

AFGuarda- Resultados 1ª/2ªdivisão

Jornada 19---1ªdivisão

Equipa ResultadoEquipa

U. D. Os Pinhelenses2 - 2Spg. C. Celoricense

Guarda Unida S. C.1 - 4SC Sabugal

Ass. D. Manteigas5 - 2Gin. C. Figueirense

Grupo D. Trancoso1 - 0Futebol C. de Pala

Folha "Ao Domingo" da Unidade Pastoral Fornos de Algodres


Fornos Vida com dia inesquecivel

  Para alguns participantes do Projeto” Fornos Vida”, 19 de fevereiro de 2015 ficará marcada como data memorável em que fizeram a sua primeira experiência de avião. Um voo da Ryanair, de Lisboa ao Porto, com duração de cerca de 40m, que haveria de saber a pouco…
   A partida de Fornos de Algodres em direção a Lisboa teve início pelas 8h da manhã, em autocarro da empresa Marques.

   Pelas 13h00 o grupo já estava a saborear um belo repasto proporcionado pelo Restaurante Chimarrão, situado na avenida de Roma, em Lisboa.
No final de almoço fez-se uma visita ao bairro histórico de Alfama para visitar a Igreja de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional, uma referência na imagem da cidade de Lisboa que acolhe, desde 1966, algumas das grandes figuras da história portuguesa recente.
Antes de partir para o aeroporto o grupo ainda deu uma fugida à belíssima cidade de Sintra para uma rápida degustação dos famosos travesseiros da Piriquita.

Celorico da Beira em festa com "Aqui Portugal" da RTP

Alegria, música e 
muita festa
  Depois de na passada semana as emoções em Celorico da Beira foram muito fortes onde tanta coisa interessante foi acontecendo nos festejos da feira do queijo, este fim de semana, mais emoções fortes e muita diversão, pois com o Programa "Aqui Portugal",

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Uma romaria à serra da esgalhada em Fornos de Algodres

 Fazer do futebol uma festa
  Foi um dia de grande movimento para a vila de Fornos de Algodres, pois numa excelente organização da AFGuarda, que parece no bom caminho, pois as provas estão cada vez mais descentralizadas, isto é , fora da cidade mais alta, e este foi um exemplo disso mesmo, com o apoio da Associação Desportiva de Fornos e do Município fornense,

Baile de finalistas em Celorico da Beira a 28 fevereiro

  Os finalistas do Agrupamento de escolas de Celorico da Beira, mais concretamente da escola EB 2,3, desta localidade vão realizar o baile de gala de finalistas, no próximo dia 28 de Fevereiro, no mercado municipal.

PSD Guarda convidou Marcelo Rebelo de Sousa

  Marcelo Rebelo de Sousa a convite da Concelhia do PSD da Guarda veio até à cidade dos 5 f´s discursar e falar sobre o futuro do interior e também claro conviver com todos os participantes que encheram a sala, neste jantar convívio, realizado em Maçainhas.
  A presença do comentador e militante do partido vem no intuito de quem sabe poder estar também na calha a candidatura a Belém, num futuro próximo.
Fonte:PSD Guarda

PS Gouveia levou a efeito debate sobre a CIM Beiras e Serra da Estrela

foto:J.A
  Decorreu na cidade jardim de Gouveia , um debate onde o tema em causa foi  a CIM Beiras e Serra da Estrela, assim com a presença de prestigiados oradores, cada um à sua maneira foi deixando a melhor forma tentar dar um solução para o futuro destas regiões do País que à medida que o tempo passa ficam mais despovoadas e envelhecidas.
Esta ação foi promovida pela concelhia socialista gouveense.

Presidente das Estradas de Portugal anuncia 5, 5 milhões para IC7/EN 17

  O presidente do Conselho de Administração da Estradas de Portugal e REFER anunciou ontem que o distrito da Guarda vai receber nos próximos cinco anos um investimento de 10,6 milhões de euros em 18 obras de beneficiação e manutenção da rede viária. António Ramalho, que inaugurou na Guarda as primeiras instalações a nível nacional que agregam num único edifício os serviços regionais das duas empresas, apontou que duas das intervenções, num investimento total previsto de 5,5 milhões de euros, visam obras de requalificação dos 50 quilómetros do IC7/EN17 que servem diretamente os concelhos de Seia, Gouveia e Celorico da Beira.

Palestra de sensibilização dos jovens perante o amor/ódio

  Decorreu na tarde desta sexta feira, no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, uma palestra intitulada "Será Amor ou Ódio?! - As sombras de uma relação", com o objetivo de sensibilizar os jovens face às diferentes formas de violência no namoro. Foram perletoras a Dr.ª Ana Clara Loureiro (psicóloga da APSCDFA) da Dr.ª Carolina Ribeiro (representante da APAV - Vila Real), e da Insp. Ana Pinho (Polícia Judiciária da Guarda).

Por: CLDS+

Obras do novo estádio já iniciaram em Pinhel

  Depois do protocolo assinado, agora deu-se o arranque das respectivas obras novo estádio na cidade falcão de Pinhel, assim para já está adjudicado o relvado numa 1ªfase e na 2ªfase a restante obra.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Autarquia Mangualdense cede Instalações de antiga Escola Primária para Sede da Associação

Autarquia Mangualdense cede Instalações de antiga Escola Primária para Sede da AssociaçãoA Câmara Municipal de Mangualde cedeu as instalações da antiga escola primária de Moimenta de Maceira Dão à Associação Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Moimenta de Maceira Dão para instalarem lá a sua sede.

Fornos de Algodres recebe Torneio de Benjamins

  O municipal da serra da esgalhada vai receber já neste sábado, um torneio de benjamins, onde são muitas horas de futebol e convívio destes atletas de palmo e meia que vão ser o futuro do nosso futebol.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sessão de informação sobre o Associativismo em Penalva

Sessão de Informação sobre o Associativismo e apoios existentes - 23 fevereiro 19:00
foto:Mun.Penalva Castelo
  Vai decorrer na vila de Penalva do Castelo, já nesta segunda -feira, 23 Fevereiro, uma sessão de informação sobre o Associativismo e diversos apoios disponíveis para neste panorama de crise nestas regiões do interior.

Cise organiza EBCI 2015 em Seia

  Vai decorrer a segunda edição do Encontro sobre Biodiversidade e Conservação de Invertebrados em Portugal , nos dias 13 e 14 de Junho, no CISE em Seia.

ESCLARECIMENTO SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS SACOS DE PLÁSTICO

Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda esclarece esta situação dizendo que:
 a contribuição prevista incide sobre o denominado “saco de plástico leve-composto total ou parcialmente por matéria plástica com alças, com espessura de parede igual ou inferior a 50 microns”.