terça-feira, 30 de novembro de 2010

LER+ este é o slogam para todos lerem mais

 
através de Localvisão Guarda:
Fornos de Algodres e Guarda assina Protocolo com Plano Nacional de Leitura por forma a incrementar e fomentar o " gosto " pela Leitura e pelas idas à Biblioteca... " A Biblioteca é uma casa onde cabe muita gente " !!!!!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hugo Miranda chega á comissão PoliticaNacional da JSD

Mais um jovem que Fornos se deve orgulhar, aos poucos vai subindo degraus na vida politica, depois de ter iniciado como presidente da JSD de fornos, passou para líder da comissão politica distrital e agora acaba por ser convidado para este lugar de eleição, Vice-presidente da comissão Politica Nacional da JSD.

O Vaivém Oceanário vai estar em Fornos

Fonte: http://pelanatureza.pt/ficheiros/vaivem-oceanario-na-figueira-da-foz.jpg
 A iniciativa pretende sensibilizar os grupos escolares para uma educação ambiental positiva e respeitadora da vida marinha.
No âmbito da parceria existente entre o Município de Fornos de Algodres e o Oceanário de Lisboa. O Vaivém Oceanário irá estar em Fornos de Algodres de 1 a 4 de Dezembro no Jardim Municipal (junto aos Paços do Município). A entrada é livre. Nos dias úteis das 9 às 13 horas e das 14h30 às 17h30, e no Sábado das 10 às 13 horas e das 14h30 às 17h30. Com a indicação de Educação Ambiental em Movimento o Vaivém Oceanário terá workshops para professores e educadores. A iniciativa pretende sensibilizar os grupos escolares para uma educação ambiental positiva e respeitadora da vida marinha.
in Guarda Digital

domingo, 28 de novembro de 2010

Cf Lusitania lidera o campeonato de futsal distrital

Depois do triunfo na Guarda, frente ás Lameirinhas, passa a ficar isolado na tabela, face aos desaires do Almeida e do Valhelhas.

Guarda completou 811 anos


A Guarda comemorou  os 811 anos da atribuição do Foral à cidade. Em dia de festa Joaquim Valente, presidente da Câmara Municipal da Guarda, inaugurou o Centro Escolar do Vale do Mondego, no Porto da Carne, local onde depois decorreu a sessão solene de celebração da efeméride.
A comemoração que começou com o hastear da bandeira da cidade, ainda antes da sessão solene, continuou tarde fora com um torneio de futebol infantil e um “meeting” de natação. E para encerrar em beleza este dia de aniversário, à noite , no TMG o espectáculo “Guarda: A República”.

in nova guarda

sábado, 27 de novembro de 2010

Conselho Nacional da Liga de Bombeiros vai ser realizado em Fornos

Fornos de Algodres recebe no dia 4 de Dezembro o Conselho Nacional da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), uma organização conjunta da LBP, Federação Distrital de Bombeiros da Guarda e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários local.Este é considerado “o mais importante evento entre congressos” e onde têm assento uma centena de elementos, desde conselheiros nacionais de todos os distritos do Continente e Regiões Autónomas, e todos os órgãos da Liga de Bombeiros (Mesa dos Congressos, Conselho Jurisdicional Nacional, Conselho Fiscal, Conselho Executivo e Conselho Superior Consultivo).

O Conselho Nacional coincide com o 62º aniversário dos Bombeiros de Fornos de Algodres e conta com o apoio logístico do Município local.
fonte: nova guarda

frio chegou em força

Alerta amarelo para a Guarda
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou, esta sexta-feira, os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Guarda e Leiria em alerta amarelo devido às temperaturas baixas que se estão a fazer sentir no Norte e Centro do País.
Segundo avança o IM, algumas cidades vão mesmo contar com temperaturas negativas. É o caso de Bragança, com -5 graus, Guarda com -3º, Vila Real com -2º e Braga e Leiria com -1º.
Também o arquipélago da Madeira está sob alerta amarelo devido à chuva forte, ao vento e à agitação marítima

in nova guarda

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

“As Mulheres e a República”

 
Tertúlia no Museu da Guarda 

“As Mulheres e a República” é a temática da iniciativa.
No âmbito do Centenário da República vão decorrer diversas tertúlias, entre as quais, “As Mulheres e a República” no Museu da Guarda, no próximo dia 3, às 21 horas. A tertúlia conta com a participação de João Esteves, Natividade Monteiro e Regina Tavares da Silva. A iniciativa é organizada por Helena Carvalhão Buescu e Maria Alexandre Lousada, e conta com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género e o Museu da Guarda. 
in  Guarda Digital

Greve tambem afectou o distrito da Guarda

Greve Geral afectou serviços no distrito da Guarda
A Greve Geral encerrou escolas, câmaras e tribunais no distrito da Guarda, e muitos organismos públicos funcionaram a meio gás.
Na Guarda, não houve actividades lectivas nas escolas de Santa Clara, Augusto Gil, Estação, Bonfim, Alfarazes, Sé, Sequeira e S. Miguel. Também escolas nos concelhos de Almeida, Meda, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Seia foram afectadas pela Greve Geral, que ontem se realizou convocada pela CGTP e UGT.
Se o tribunal da Guarda as portas estiveram abertas, noutros tribunais de Comarca os serviços não funcionaram.
No sector da saúde, os sindicatos referiram que houve uma adesão de 100 por cento nos serviços administrativos da ULS da Guarda, e houve cirurgias adiadas, devido à adesão de médicos e enfermeiros à greve.
Nas Câmaras, vários sectores das autarquias da Guarda, Gouveia, Seia e Gouveia aderiram em 100 por cento à Greve Geral de ontem.

in nova guarda 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CEI celebra décimo aniversário

O Centro de Estudos Ibéricos assinala, nos próximos dias 25 e 26 de Novembro, dez anos de actividades no âmbito da Cultura, do Conhecimento e da Cooperação. O programa inicia-se com a conferência “Cooperação Territorial: Novos Desafios para as Regiões de Fronteira”, que terá lugar no dia 25, Quinta-feira, pelas 14h30.
No dia 26, sexta-feira, pelas 15 horas, terá lugar a Sessão de Entrega da VI Edição do Prémio Eduardo Lourenço ao escritor e poeta espanhol César António Molina. Todas as actividades decorrem na Sala António de Almeida Santos (Câmara Municipal da Guarda) e a entrada livre.

in nova guarda

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jovens de Fornos brilham no Karaté

Estes dois jovens de Fornos de algodres vão brilhando no Karaté, depois da grande participação nos mundiais da modalidade, onde arrecadaram imensas medalhas para o concelho foi a vez de Ariana Paraiso e gonçalo bento alcançarem mais um feito, apartir de agora passam a ser cinturão negro, também de parabens está o prof. Luis responsavel tecnico por estes atletas.
Afinal em Fornos também existem mais campeões noutras modalidades......

domingo, 21 de novembro de 2010

Um novo parque de lazer na freguesia de Algodres



Um terreno junto ao edifício da junta de freguesia de Algodres, que estava bastante maltratado, ou melhor era um local que só tinha lama e diversos resíduos e um perigo para aos automobilistas que transitavam na estrada de cima, a equipa da junta transformou-o num bonito parque de lazer, onde se pode registar a beleza do muro e da estrutura em si.
Assim ficou este local com uma cara nova e também um local que representa a entrada da freguesia, agora com imagem mais renovada.

fonte: antonio pacheco-ng

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fundação Inatel da Guarda promove Ciclo Teatro de Outono

 Para os próximos fins-de-semana estão previstos mais quatro espectáculos.

A Fundação INATEL – Agência da Guarda promove mais quatro espectáculos de Teatro inseridos no Ciclo Teatro de Outono. Assim, no dia 20, Sábado, o Auditório do Centro Cívico de Manteigas recebe a Escola Velha Teatro de Gouveia com “As Contas”, às 21h30. Tal como o Centro Cultural de Celorico da Beira acolhe o Teatro do Imaginário (do Manigoto) com “A Sina de Maria das Dores”, à mesma hora e no mesmo dia. Para o dia 27, às 21h30, está previsto “Casamentos por medida” do Grupo Guardiões da Lua (de Quarta-Feira, Sabugal) no Cine- Teatro S. Luís, em Pinhel. Também neste dia, o auditório do Centro Cívico de Manteigas vai receber o Grupo Ultimacto (de Cem Soldos – Tomar) com a peça “Médico à força”. Estas produções têm a parceria das Câmaras Municipais de Celorico da Beira, Manteigas e Pinhel.


 


in guarda.pt

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Torneio de Futsal - Veteranos (TOP 35) em Celorico da Beira

 Inscrições Limitadas a 4 ou 8 equipas.
Inscreva-se através dos seguintes contactos:
- 271747400
- desporto@cm-celoricodabeira.pt
Data limite de inscrição: 8 de Dezembro

fonte: Município de Celorico

Comemorações do 811º Aniversário da Guarda

“Guarda: a República” é o espectáculo que vai subir ao palco do TMG de 26 a 28 de Novembro.

No ano em que se comemora o centenário da República e em data de aniversário da cidade da Guarda, o TMG em parceria com o Trigo Limpo Teatro ACERT e numa encomenda para a Câmara Municipal da Guarda apresenta “Guarda: a República”. A iniciativa vai decorrer de 26 a 28 de Novembro no Grande Auditório, às 21h30, na Sexta-feira e no Sábado; e no Domingo, às 16 horas. Um espectáculo comunitário que contará, à semelhança de actividades como “Guarda: paixão e utopia” e “Guarda: rádio memória”, com o envolvimento de centenas de participantes das colectividades e associações do concelho. Nesta edição, a República é o tema central do espectáculo tendo por pano de fundo a cidade da Guarda e misturando episódios reais, que aconteceram, com outros imaginados e que poderiam muito bem ter acontecido. Rebeldino é o republicano que protagoniza toda a história e o qual seguiremos no espectáculo desde a infância à velhice.


fonte: guarda.pt

Governador Civil e autarcas contra Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro


O Governador Civil e os Presidentes de Câmara do distrito «levantam a voz contra o Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro, apresentado pela CCDRC». A opinião é unânime, «o documento é péssimo para o distrito» refere o site da Rádio F. «É um péssimo documento e longe de beneficiar o distrito da Guarda». Esta foi a conclusão da análise feita ao PROT–C - Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro, apresentado pela CCDRC – Centro de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Por iniciativa do Governo Civil, o documento foi alvo de uma análise crítica, por parte de três professores do Instituto Politécnico da Guarda. O vice-presidente do IPG, Gonçalo Poeta fez uma exposição do estudo, na presença de vários autarcas e outras entidades do distrito. No final, ouviram-se vozes críticas da parte dos presidentes de câmara, como foi o caso do autarca de Gouveia. Álvaro Amaro não queria acreditar quando viu, que no Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro não consta o concelho de Gouveia entre outros concelhos do distrito. Também o autarca do Sabugal, António Robalo considera que o documento parou no tempo. O Governador Civil, também apontou falhas ao Plano Regional de Ordenamento. Santinho Pacheco considera que o estudo trata mal a região do interior, nomeadamente o distrito da Guarda. Por isso, será apresentado à CCDRC, um estudo elaborado pelo Instituto Politécnico da Guarda, com propostas de alteração ao actual Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro.
fonte:Rádio F

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Previsões de chuva forte no Norte e Centro do país




 
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos do Litoral que estão sob aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
A chuva irá marcar presença em todos estes distritos, o mesmo sucedendo com a agitação marítima, à excepção de Lisboa.
Quanto ao vento forte, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra serão os distritos afectados.
Também sob aviso amarelo estarão os distritos do Interior Norte e Centro, com Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Vila Real a estarem sob influência do vento e com este último distrito a registar igualmente períodos de chuva forte.
Para o dia de hoje, o Instituto de Meteorologia prevê céu muito nublado, com a nebulosidade a diminuir gradualmente de Norte para Sul.
As temperaturas máximas previstas são de 15º no Porto, 16º em Lisboa, 18º em Faro e Ponta Delgada e 22º no Funchal.
in jn

Dia do não fumador

Hoje não fume e associe-se á causa.....

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fornos de Algodres a mostrar as suas qualidades

Batuta D´Alegria
Decorreu no passado domingo em S. Paio - Gouveia, o XI Festival de Sopas da Serra da Estrela. Certame com pregaminhos no actual percurso de festivais gastronómicos. A muita afluência de público, apesar do tempo não ter ajudado, deu ao festival uma projecção que todos os serranos se devem orgulhar.
O desfile etnográfico, que devido ao mau tempo teve que ser transferido para a tenda principal, mostrou a todos quantos se mantiveram até ao final as nossa raízes e tradições que devem ser mantidas e divulgadas. Mas o momento mais esperado era sem dúvida a atribuição dos respectivos prémios do XI Festival de Sopas da Serra da Estrela, e assim, o Grande prémio ou seja a Melhor Sopa do Festival foi atribuído à Sopa de Urtigas à moda da Confraria da Confraria da Urtiga de Fornos de Algodres, também a Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres recebeu o 2º lugar com a sopa de Castanhas enriquecida de S. Martinho na classe Sopa de Castanhas, no escalão de Outro tipos de sopa a canja de galinha Campestra da Associção de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres colocou-se em 1º Lugar, no escalão Profissionais da Restauração o 3º lugar foi para a Sopa Serrana com paladares de Outono do Restaurante Quinta das Courelas. Foi sem dúvida um certame que contemplou Fornos de Algodres com estes prémios de prestígio para a nossa terra.
vencedor do festival

De realçar a participação da aldeia de Algodres no desfile etnográ fico que mostrou de uma forma simples mas com muita beleza as actividades de antigamente nas nossas aldeias. A Batuta D´ Alegria com a sua participação levou a este Festival de Sopas a animação esperada. Quando tudo corre bem estamos todos de parabéns.

Fonte: Noticias de Fornos


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro em discussão

Governador Civil da Guarda convoca entidades distritais

O Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro será o tema em discussão. Como temática decisiva para o futuro do nosso Distrito e Região, entendeu o Governador Civil, que deve haver uma posição conjunta, técnica e politicamente sustentada.

a80824f433c7d1fc64318a54a4e22109.jpgO Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro, da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, encontra-se em fase de discussão pública até ao próximo dia 30.
Independentemente de cada cidadão, instituição ou autarquia poder (e dever) apresentar as suas observações e sugestões, o Senhor Governador Civil entende "ser da maior utilidade e relevância que, enquanto Distrito e território, tenhamos uma posição conjunta, técnica e politicamente sustentada", razão pela qual tomou a iniciativa de convidar os Senhores Presidentes de Câmara e Presidentes das Assembleias Municipais do nosso Distrito, Associações Comerciais, Industriais e Empresariais, Escolas Superiores do IPG, Centros de Emprego e Formação Profissional, responsáveis da Direcção Regional de Agricultura, da Autoridade Florestal Nacional, das Regiões de Turismo, dos Grupos de Acção Local e Associações de Desenvolvimento, entre outras individualidades e instituições, para uma reunião que terá lugar amanhã (3ª Feira), pelas 15h00, no Governo Civil da Guarda.
   
Por: Cinco Quinas

Festival das Sopas 2010 -SPaio-Gouveia


A grande vencedora foi a Sopa confeccionada pela Confraria da Urtiga de Fornos de Algodres.

domingo, 14 de novembro de 2010

Peça bastante animada em Fornos

O Auditório da Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres  recebeu neste  sábado,  o ULTIMAcTO - Grupo de Teatro de Cem Soldos (Tomar).


Ao palco subiu a peça “Médico à Força”, no âmbito da programação do Teatro de Outono da Fundação Inatel,com boa moldura humana presente na plateia.
“Médico à Força” é uma hilariante comédia de equívocos, onde se pode ver, como uma “pequena“ tareia, que o marido dá na mulher, e a sede de vingança desta, levam a uma série de peripécias. “Esganarelo, obrigado a ser médico, acaba por se aproveitar da situação para ganhar uns trocos, que sempre lhe dão jeito, para poder beber qualquer coisa. Pode rir-se deste médico ou com este médico, da maneira como aborda as doenças, dos seus diagnósticos e até dos remédios que receita. Ele pode fazer o que quiser, pois, segundo diz, se o doente morrer não torna a vir cá para pedir indemnização”.
Esta peça ficou em 4º lugar no Festival Nacional de Teatro do INATEL em 2007.

sábado, 13 de novembro de 2010

Conferencia sobre Planeamento familiar e contracepção


Uma noite onde a mensagem que foi transmitida ao publico presente que encheu por completo, o auditório do Centro cultural da localidade de Fornos de Algodres, sob o tema Planeamento Familiar e Contracepção, organizada pela JS desta localidade, como perlectoras estiveram a Enf Ana Cruz, Dra Vanina e a Dra Catarina.
Deixaram assim a todos os presentes um pouco daquilo, como se deve organizar um plameamento familiar correcto, e os contraceptivos correctos e como os usar devidamente.
Na fase final seguiram-se as perlecçoes da Dra OlgaMarques e o lider da Federação distrital da JS.
No final desta conferencia, um momento de convivio, com um Magusto.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de S.Martinho

No calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, falecido dois ou três dias antes em Candes, no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França.
.Hoje em dia, não sendo o uso do missal tão frequente, nem todos os crentes católicos se lembrarão de ver, nos dias festivos do ano, o que se diz relativamente ao dia 11 de Novembro e ao seu Santo: «São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro Confessor, que subiu aos altares do Ocidente (...) A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de “verão de S. Martinho”, rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João.»  
(in Missal de Dom Gaspar Lefebvre )

Associação Comercial da Guarda preocupada com a Época Natalícia

O presidente da Associação comercial da Guarda receia que, com a falta de iluminação de Natal, nas ruas da cidade, o comercio tradicional, perca ainda mais clientes, para os centros comerciais.Paulo Manuel lamenta que os comerciantes sejam os mais prejudicados com as medidas de contenção da autarquia.O presidente da Associação Comercial da Guarda, está preocupado com os comerciantes da cidade, uma vez que receia que na quadra natalícia que se aproxima, a população prefira fazer compras nos centros comerciais.As declarações de Paulo Manuel à Rádio F, surgem depois da câmara Municipal da Guarda ter anunciado que este ano, não vai colocar iluminação de Natal.A decisão da autarquia tem a ver com o corte nas despesas, Paulo Manuel, só lamenta que "sejam os comerciantes, os mais prejudicados".O presidente da Associação comercial da Guarda, diz mesmo que a falta de iluminação de natal nas ruas da cidade, só vai agravar ainda mais, a situação do comercio tradicional.Paulo Manuel sublinha no entanto, que tudo vai ser feito para realizar alguma animação de natal, em parceria com a autarquia e outras associações.

in Rádio F

Conferência sobre Planeamento Familiar e Contracepções

Vai realizar-se em Fornos de Algodres, no dia 12 de Novembro (Sexta-Feira), pelas 21:00 horas, uma Conferência sobre Planeamento Familiar e Contracepções, organizada pela Juventude Socialista.

Este evento vai decorrer no Auditório Centro Cultural de Fornos de Algodres (antigo posto da GNR).

in Noticias de Fornos

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

6º Festival da Canção Infantil “Pequena Estrela” em Gouveia

 
A novidade deste ano é a participação especial de Edmundo Vieira dos D’zrt.
A EMG – Associação Cultural do Centro, vai promover o 6º Festival da Canção Infantil “Pequena Estrela” no próximo dia 14 de Novembro, pelas 15 horas, no Cine Teatro de Gouveia.   O espectáculo conta com uma orquestra ao vivo de 30 elementos, um grupo coral infantil de 18 crianças e a apresentação de 10 canções inéditas cantadas em português. E a novidade deste ano é a participação especial de Edmundo Vieira dos D’zrt que fará a abertura da segunda parte do espectáculo. «Tudo isto faz um espectáculo único e fantástico cheio de juventude, cor, luz e som» refere uma nota de imprensa. Segundo a organização com esta iniciativa «pretende-se divulgar a música escrita e cantada em português bem como a descoberta de novos talentos». Os bilhetes já se encontram à venda nas instalações da Associação podendo também ser reservados através do email: emg.acc@gmail.com. Para mais informações podem contactar os telefones: 238 494 713 ou 965 600 456.
in Guarda Digital 

I Feira da Caça, Floresta e Produtos Regionais na cidade de Mêda

 
A iniciativa vai decorrer de 11 a 14 de Novembro
A Câmara Municipal de Mêda, em parceria com a Associação Clube de Caça e Pesca de Mêda, vai promover a primeira edição da Feira da Caça, Floresta e Produtos Regionais de 11 a 14 de Novembro. A autarquia «pretende com este certame divulgar o património cinegético, natural, gastronómico e paisagístico do concelho» refere uma nota. Este evento conta com várias áreas de exposição relacionadas com a caça, produtos regionais, exposição e venda de vinhos locais, tasquinhas com pratos e petiscos de caça, animação e diversas actividades ligadas à temática do evento. No dia dedicado à floresta irá ter lugar o I Encontro de Sapadores Florestais do Distrito da Guarda e um colóquio tendo como temática a Protecção Civil. Paralelamente à Feira serão realizadas montarias ao javali (dias 11 e 13), largadas de perdizes (dia 14) e de pombos (dia 12), demonstrações de St. Huberto e de Cetraria (dias 13 e 14), Laser Shot, Animação Musical, visitas turísticas aos produtores de Vinho locais e um Magusto. Durante os dias em que decorre o certame, os restaurantes do concelho aderentes irão confeccionar, especialmente para estes dias, diversos pratos de caça de forma a divulgar a gastronomia local com os produtos regionais do concelho.
in Guarda Digital

Cristiana e Ana Lúcia venceram o 8º Festival da Canção Cidade de Pinhel


  Enquanto, Lara Silva, natural e residente em Pinhel, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prémio Canção de Pinhel
As vozes femininas deram vida e alma ao 8º Festival da Canção Cidade de Pinhel e as vencedoras voltaram a ser Cristiana e Ana Lúcia, duas irmãs de Alpendurada (Amarante). Organizado pela Falcão EM e pelo Município de Pinhel, o 8º Festival da Canção Cidade de Pinhel teve lugar nas instalações da antiga fábrica Rohde, perante uma plateia de cerca de 400 espectadores. O evento foi apresentado por Sara Pires, professora e vocalista de um agrupamento musical, o Festival teve início com uma breve retrospectiva do evento, lembrando os sete vencedores das sete edições realizadas desde 2003. Seguiu-se uma breve actuação da Carpe Tuna – real tuna académica da Escola de Gestão de Idanha-a-Nova e, finalmente, deu-se início ao desfile das dez canções finalistas apresentadas por jovens intérpretes com idades entre os 12 e os 22 anos. Destaca-se a participação de duas representantes da cidade de Pinhel e uma de Fernão Joanes (Guarda), sendo que as restantes intérpretes vieram de vários pontos do país, como Almada, Alpendurada, Felgueiras, Marco de Canaveses, Seixal, Torres Novas e Venda do Pinheiro. O primeiro prémio foi conquistado por Cristiana e Ana Lúcia Silva, com a canção “A Voz do Coração”, também distinguida com os prémios Melhor Música (Marcos Levi) e Melhor Letra (Manuela Matos Silva). Cristiana e Ana Lúcia são irmãs, residentes em Alpendurada (M.Canaveses). Actualmente com 15 e 17 anos, a sua primeira participação no Festival de Pinhel remonta a 2006, ano em que também conquistaram o 1º lugar com o tema “Que bom ter um amigo”. Depois disso, voltaram a Pinhel mais do que uma vez, tendo ficado em 2º lugar na edição de 2009. Enquanto, Lara Silva, 18 anos, natural e residente em Pinhel, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prémio Canção de Pinhel, que visa distinguir a melhor canção apresentada por participantes oriundos do concelho. Este ano, a jovem subiu ao palco com a canção “Há um sentimento” (Letra e Música de David Neves, também ele um jovem natural do concelho).
in  Guarda Digital  

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Guarda Nacional Republicana alerta os idosos para burlas no Concelho de Aguiar da Beira

acção 2009 (2).JPG
A Guarda Nacional Republicana vai promover no decorrer deste mês no concelho de Aguiar Beira duas acções de sensibilização junto da comunidade aguiarense com especial atenção para os idosos. Estas acções visam alertar a população para as burlas que muitas das vezes são alvo. As acções vão realizar-se no dia 11 de Novembro pelas 14h30m no Auditório da Câmara Municipal para as freguesia de Aguiar da Beira, Coruche, Gradiz, Sequeiros, Carapito e Valverde e no dia 12, também pelas 14h30m, no Salão da Junta de Freguesia de Dornelas para as freguesias de Penaverde, Forninhos, Cortiçada e para a própria população de Dornelas.

fonte: municipio de Aguiar da Beira

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Caminhada de S.Martinho fantástica



Cada vez mais, as caminhadas pedestres são mais frequentes, em Fornos de Algodres, esta actividade pegou de estaca e a casa do Benfica desta localidade vai organizando mensalmente uma com itinerários diferentes, desta vez foi uma homenagem ao S.Martinho, onde se trata do santo emblemático deste mês, o percurso era aliciante, uma vez que o ponto alto era a visita ao Penedo do Bácoro.
A temperatura era excelente para esta actividade física e cerca de duas dezenas e meia de pessoas compareceram para este desafio, a saída foi da sede da casa do Benfica, com passagem pela quinta das Eiras, Linheiro de baixo e subida ao monte, aqui um momento mais difícil para os participantes e depois a descida ao Penedo, primeiro a visita ao Penedo da Ração, onde remonta a lenda da Moura, isto porque até agora ninguém conseguiu percorrer o caminho da gruta existente no Penedo, há quem diga que é um túnel enorme.
Depois era hora de fotografar o famoso Penedo do Bácoro, situado a cerca de cinquenta metros deste.
A magia da natureza
Depois desta visita, era hora de subir ao talegre outro local de grande apreço para os mais antigos, que se prima pela visualização de uma bela paisagem á volta, e também o recarregar baterias com o reforço matinal.
De volta ao caminho, passagem pela zona das Fontanheiras, onde existem caminhos romanos e uma fonte com mais de três séculos, era hora de regressar pela zona norte, mas a chuva veio complicar ávida aos caminheiros e houve alteração do percurso, fazendo a recta final pela nacional 16, em direcção á casa do Benfica, para o almoço convívio e também saborear as castanhas assadas e a boa jeropiga.
Mais uma actividade em que a felicidade estava estampada nos rostos dos participantes de diversas idades e diversas cores clubísticas, ficou a promessa de voltar para mais uma em breve.

08/11/10                                                                                     António Pacheco

convivio dos Carlos em Fornos de Algodres


Decorreu neste sábado o convívio dos Carlos, no restaurante Doce Pecado, onde foram muitos os que participaram, um bom momento de convivio....

sábado, 6 de novembro de 2010

Autarquias cortam no investimento e na despesa corrente

Área social escapa aos planos de austeridade dos municípios da região para o próximo ano.
O investimento em obras públicas e a despesa corrente são as áreas que vão sofrer mais cortes em 2011 na maioria das autarquias da Beira Interior. O Orçamento de Estado para o próximo ano, que deverá ser aprovado hoje, traz medidas de austeridade e as autarquias não escapam. Haverá menos dinheiro para as Câmaras, por isso, a palavra de ordem será poupar. Muitas obras públicas terão de ficar “em espera”, esta é já uma certeza. Pelo menos nos municípios de Pinhel, Fundão, Belmonte e Manteigas esta será a realidade de 2011. «Os cortes terão de ser profundos e radicais, o dinheiro para investir em obras vai ser pouco ou nenhum, pelo que há projectos que terão de ficar para trás», lamenta António Ruas, autarca de Pinhel. Neste município não será sequer possível recorrer a fundos comunitários para a realização de determinados projectos, uma vez que a autarquia não sabe se terá verbas para pagar a sua parte da factura. No Fundão, «a austeridade chegou há muito», diz Manuel Frexes. Segundo o presidente, poupar é um hábito que há muito se enraizou nos municípios. «Uma das áreas mais afectadas vai ser a do investimento, as autarquias terão de abrandar o ritmo de crescimento», considera. No seu município, obras de infraestruturas, requalificação de estradas, conservação e reparações correm o risco de não acontecer. «Mesmo alguns projectos com apoios de fundos europeus poderão não ir para a frente, porque a taxa de cobertura de execução do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) é baixíssima», acrescenta. Em Belmonte, Amândio Melo diz que o orçamento da vila «é miserável» e, por isso, é impossível não cortar no investimento. Eventos e apoio ao desporto e associativismo serão outras áreas onde a poupança se vai sentir mais. Já Esmeraldo Carvalhinho, autarca de Manteigas, confirma que o investimento também irá abrandar em 2011 no seu concelho. Ainda assim, diz que não será possível «cortar em todas as obras previstas».
Numa altura em que o “cinto aperta”, há autarquias que não tencionam reduzir o investimento. É o caso de Gouveia, Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo. «Queremos manter um certo ritmo de investimento, porque não queremos hipotecar o futuro», justifica Álvaro Amaro, autarca de Gouveia. António Edmundo, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, tem uma opinião semelhante: «É um erro cortar nas obras públicas porque não se dinamiza a região». Aqui, a ideia é apostar em «investimento de proximidade e não em obras megalómanas». No entanto, este optimismo esbarra na realidade. Segundo António Edmundo, os projectos que seriam apenas financiados pela autarquia terão de esperar meio ano para serem concretizados. É o caso do pavilhão multiusos e de obras de regeneração urbana. Foz Côa também não quer abrir mão de alguns projectos já contratualizados e, por isso, «o investimento não será a área mais afectada», refere o edil Gustavo Duarte.
in Jornal O Interior  

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Caminhada de S.Martinho

Passeio pedestre por terras de Fornos de algodres, com visita ao Penedo do Bacoro e demais locais maravilhosos da nossa natureza local
Fornos de Algodres





participa e traz um amigo e contribui para uma saude melhor de todos
inscrições- 5 passos com direito a almoço e castanhas assadas e reforço a meio da manhã
vamos lá marca o teu lugar,934104923;965410561;962342168

convivio dos Carlos em Fornos de Algodres

Vai decorrer neste Sábado, 6 de Novembro, mais um convívio anual dos Carlos, trata.se de um motivo de convívio entre eles, vai ter lugar em Fornos de Algodres, num restaurante da vila.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Secretário de Estado admite vir a ser aumentada a fiscalização para a limpeza de terrenos que rodeiam as casas

Reunião com autarcas da Guarda serviu para fazer balanço da época de fogos florestais.
O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, admitiu ontem a possibilidade de vir a ser exercida «uma maior pressão e fiscalização» junto dos proprietários, para a limpeza de terrenos que rodeiam as habitações.
No final de uma reunião com autarcas da Guarda, onde foi feita a análise e balanço da época de fogos florestais de 2010 no distrito, Vasco Franco disse à Lusa que do encontro saiu «a necessidade de uma maior sensibilização e também uma maior pressão e fiscalização dos proprietários, em relação às áreas envolventes das habitações e dos perímetros urbanos.»
Segundo o governante, «se a limpeza daqueles 50 metros [em redor das habitações] se verificar, isso vai permitir aos bombeiros concentrarem-se no combate aos incêndios, em vez de terem que passar muitas horas a proteger casas, enquanto o incêndio vai ganhando dimensão.»
Na reunião também foram avaliadas as consequências dos fogos florestais deste ano e esquematizadas propostas para o futuro, algumas relacionadas com a realização de queimadas agrícolas que, nas últimas semanas originaram vários incêndios florestais na região.
Vasco Franco disse que, para além de ter sido reconhecida a necessidade de o processo de licenciamento das queimadas ser agilizado, existe a possibilidade de as mesmas serem realizadas «com isenção de taxas» e «com acompanhamento.»
Apontou que as queimadas, muitas delas, efetuadas por pastores para renovação dos pastos, deverão ser realizadas «de forma bastante controlada.»
«Foram dados bons exemplos de isenção de taxas e uma relação estreita com essas pessoas, de maneira a programarem as queimadas com apoio de técnicos que saibam fazê-lo e, mesmo dos bombeiros, quando necessário», declarou.
No entender do secretário de Estado da Protecção Civil «há um conjunto de medidas que é possível ir tomando em matéria de prevenção e de limpeza de certos matos.»
Já quanto à análise da época de combate a incêndios florestais, Vasco Franco recordou que o país viveu «um dos verões mais quentes e secos dos últimos 80 anos e isso, naturalmente, traduziu-se numa dificuldade acrescida no combate aos incêndios.»
«Tivemos uma grande acumulação de ocorrências graves em dois dias, 10 e 11 de agosto, e isso obrigou a uma grande dispersão dos meios existentes. Foi nesses dois dias que ardeu cerca de metade do total da área ardida no distrito» da Guarda, observou o governante.
No encontro, onde também participou o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, os autarcas presentes manifestaram preocupações quanto à reflorestação das áreas ardidas.
O secretário de Estado referiu que «há situações em que a regeneração natural [das florestas] é o melhor canal» e outras «em que é preciso uma intervenção», indicando que o assunto irá ser analisado com o Ministério da Agricultura.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Semana do Caloiro já mexe na Guarda

Os “Homens da Luta” actuam no penúltimo dia e Fernando Alvim “dá” música no quarto dia da Semana do Caloiro da Guarda, que começa hoje e termina no domingo.
Ao todo são sete noites de recepção aos novos estudantes do Instituto Politécnico da Guarda. No primeiro dia, os caloiros participaram na habitual Festa da Cerveja, que teve lugar na esplanada do bar da Associação Académica. Nos dias seguintes destaca-se a actuação do DJ PeterL, DJ Nudge, DJ Hoffmans e DJ Left, bem como as bandas Dr1ve, Jackpot e 100 Ensaios.
O habitual desfile do caloiro pelas ruas da cidade vai realizar-se no penúltimo dia da recepção. Já as tunas têm lugar marcado na noite de três de Novembro. Senatuna, Ftuna, Egitúnica e Copituna D'Oppidana vão marcar presença


in O interior

BTT - Rota do Património em Fornos de Algodres

Realizou-se Domingo a Rota do Património, uma organização do Courelas Sports Clube de Campo e teve uma trintena de participantes que não tiveram receio nem medo da chuva que se fazia sentir.
Com partida da Quinta das Courelas, pararam para saciar uma bola de carne na Ermida da Stª Eufémia.
Após este reabastecimento de energias, continuaram visitando Dolmens e observando paisagens deslumbrantes.
Após a lavagem das bicicletas e dos participantes realizou-se no restaurante da Quinta das Courelas um almoço de confraternização entre todos.
Devido ao êxito assinalável que teve este passeio e a pedido dos participantes, foi lançada a ideia de se voltar a realizar este evento no próximo ano.

 



 






Postado por Courelas Sports às 17:44