sábado, 30 de maio de 2009

Bodas de Ouro em Fornos

Sem dúvida que nos dia que correm, um casal atingir os cinquenta anos de casamento, é sempre um momento de grande alegria, pois cada vez mais se torna uma raridade, mas isso deve-se à vida social de hoje ser um pouco diferente do antigamente.

Neste passado domingo, 24 de Maio, António da Costa Silva e Maria Emília Silva, na Igreja Paroquial de Fornos de Algodres, renovaram os seus votos de casamento, celebrando as Bodas de Ouro, ou melhor dizendo, ultrapassaram a segunda fase de um casamento de sucesso. O casal, apesar de atingir esta data, ainda mantém uma postura bastante jovem, e como é normal, viu-se a alegria que estava nos rostos das filhas, genros, netos e netas, que felicitaram bastante o casal, assim como outros familiares que também estiveram presentes a homenagear este casal por esta façanha.

Assim é sempre com alegria e grande festividade que se saúda um casal que atinge esta marca histórica, a quem se renovam as maiores felicidades.

Por: António Pacheco-Nova Guarda

quarta-feira, 20 de maio de 2009

mais de uma centena de pessoas presentes no almoço

Mais uma boa iniciativa dos Bombeiros de Fornos de algodres que organizaram neste passado Domingo mais um jantar junto dos fornenses a residir nas terras da capital, pois mais uma vez o Restaurante O Anibal, acolheu o evento, este ano um almoço, com um numero expressivo de pessoas, cerca de 130 pessoas.
Apesar de tudo foi muito positivo, é sempre bom o convivio em prol de uma causa nobre.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Muita adesão no torneio da Sueca


Após a eleição do novo elenco directivo na semana anterior, colocaram assim mãos á obra e organizaram na tarde-noite deste Domingo, a terceira edição do Torneio da Sueca, um evento que nesta nossa região do interior começa a ganhar de certa forma alguma notoriedade, pois a população residente nesta região acaba por ser acima de tudo cada vez mais idosa, mas também os mais novos a começarem a ganhar o gosto pelas cartas e deste modo estes torneios de Sueca já conquistaram o publico desta localidade e perante a presença de cerca de cinco de dezenas jogadores oriundos de diversas localidades e concelhos limítrofes e marcaram presença neste torneio e também a diversidade de cores clubisticas, pois também portistas e sportinguistas participaram com grande vontade de ganhar, pois segundo a direcção todos os eventos organizados pela casa são direccionados a todas as pessoas, independentemente da cor do clube que simpatizam.
Um torneio muito emotivo com bastantes pares a conseguir estar na luta pelos lugares cimeiros o que de certo modo trouxe mais qualidade ao evento.
Assim após muitas partidas e algumas muito renhidas, era hora de conhecer os vencedores e apesar de existirem prémios para todos os participantes, os três primeiros são sempre os mais apetecidos, por este modo, o terceiro lugar foi ocupado pela dupla, António Costa e Matos, por seu turno no segundo lugar do pódio ficaria entregue ao Paulo Dias e ao Rui Pina, para finalizar a grande dupla vencedora desta terceira edição foi composta pelo José Fernando Tomás e António Eduardo Silva, que deste modo arrecadaram os prémios vencedores.
Pelo meio teve lugar também o jantar convívio onde todos os participantes confraternizaram com muito fair-play, fica registada mais uma iniciativa muito positiva, assim conclui o departamento cultural desta Casa do Benfica.
Deste modo, também foi anunciado o blogue desta casa, onde para todos os interessados em consultar: casadobenficadefornosdealgodres.blogspot.com
Assim ficou prometido por banda desta direcção mais actividade para breve.

SP.Meda novo campeao distrital

Com três equipas na luta pelo título – Mêda, Sabugal e Aguiar da Beira.
O campeão da Iª Divisão Distrital da Guarda ficou conhecido no domingo, na última jornada, com três equipas na luta pelo título – Mêda, Sabugal e Aguiar da Beira. A Mêda liderava a tabela classificativa com 62 pontos, os mesmos que tem o Sabugal, mas com vantagem no confronto directo. O Aguiar da Beira tinha apenas menos um ponto. A Mêda jogou em Pinhel, o Sabugal em Foz Côa e o Aguiar em casa do NDS. E o Sporting da Mêda venceu em Pinhel por três bolas a zero, sagrando-se campeão distrital da Guarda.
in radio elmo

domingo, 17 de maio de 2009

2.º Encontro de Fornenses e Amigos dos Bombeiros em Tercena

12:30h - Almoço - Aníbal Restaurante
Animação
Dado o sucesso do evento realizado no ano transacto, que decorreu com base na amizade e beneficência, convidamos todos os amigos de Fornos e dos Bombeiros, a estarem presentes neste encontro.
O nosso cartão de visita assenta numa sensação de sabores demonstrados através da nossa gastronomia regional.
O cabrito e o borrego, o nosso queijo da Serra e o vinho, são alguns "mimos" que poderá saborear.
mais um bom momento de confraternizaçao

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curso BioFruticultura em Gouveia

A iniciativa é uma formação teórico-prática, de 12 horas, sendo 6 horas teóricas e 6 horas de formação prática em pomar.
A Fundação BioLogic@ , em parceria com a unidade de Turismo Rural – Casas do Toural – vai promover o curso BioFruticultura em Gouveia. Após a realização do Curso BioHorta em várias cidades do país, e fruto do interesse demonstrado pelos participantes em aprender mais sobre fruticultura em Modo de Produção Biológico, já que muitos têm, ou pretendem vir a ter árvores de fruto nos seus terrenos, a Fundação BioLogic@ promove agora a primeira acção de formação em Fruticultura Biológica, nos dias 16 e 17 de Maio. O Curso BioFruticultura é uma formação teórico-prática, de 12 horas, sendo 6 horas teóricas e 6 horas de formação prática em pomar, funcionando aos fins-de-semana. A iniciativa destina-se a todos os que possuam terreno onde pretendam ter árvores de fruto, para consumo próprio, aos proprietários agrícolas que possam ou pretendam vir a converter as suas explorações para este modo de produção e a todos os interessados pelo tema.
in guarda

terça-feira, 12 de maio de 2009

Distrito da Guarda acolhe congresso de arqueologia

V Congresso de Arqueologia realiza-se esta semana em quatro concelhos do Distrito
Entre os dias 13 e 16 de Maio, realiza-se o V Congresso de Arqueologia Interior Norte e Centro de Portugal.
Os trabalhos do congresso vão decorrer em quatro concelhos, iniciando-se esta quarta-feira, dia 13, em Pinhel, onde o tema será "Arte Rupestre e Pré-história". "Proto-história e Romanização" será o tema da sessão que se realiza quinta-feira, na Mêda, e em Figueira de Castelo Rodrigo, sexta-feira, dia 15, os trabalhos abordaram o "Medieval e Pós-medieval".
No último dia do V Congresso de Arqueologia, que terá como palco Foz Côa, o tema de encerramento será: "Museus e Dinâmica Cultural das Regiões".
A organização do Congresso cabe à ACDR de Freixo de Numão e Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Distrital da AF Guarda Hora de grandes decisões

O campeonato distrital da AF Guarda está sem dúvida ao rubro, pois muitas dúvidas para saber quem vai subir e por seu turno também a nível de despromoções tudo ainda está por decidir.
Assim na luta pela subida, para já a Mêda parte com vantagem sobre a concorrência viaja assim até ao Dr. Astolfo da Costa para defrontar a turma dos Pinhelenses, uma equipa já tranquila na tabela, isto é , um clássico de vizinhos, mas terá de vencer e chegar ao titulo de campeão que tem fugido nos últimos anos.
O sabugal por sua vez vai ter uma missão extremamente complicada pois desloca-se ao sempre difícil terreno do Foz-coa que ainda luta pelo quarto lugar, mas a turma de Manuel Barbosa terá de vencer este jogo e esperar pelo deslize da Mêda para poder ser campeão. A equipa de Aguiar da Beira que teve o pássaro na mão mas a turma dos Vilanovenses apelidada de «rouba títulos», conseguiu desfeitear a turma de Tóta e coloca-la numa posição complicada, pois terá de vencer o NDS já despromovido fora de portas e esperar por uma escorregadela da Mêda e do Sabugal, não se pode dizer que tenha tarefa fácil.
No que toca ao fundo da tabela, o NDS e Manteigas já estão despromovidos e depois como o Fornos deu uma ajuda, só será despromovido mais um, que poderá vir a sair de um lote de quatro equipas.
Assim o Mileu que se encontra numa posição mais desconfortável vai ter de vencer o seu jogo muito complicado fora de portas frente ao Ginásio Figueirense e esperar também um deslize da concorrência.
Uma final em perspectiva é o Vilar formoso frente ao Celorico, que poderá em caso de vitória de algum deles poderá sair o despromovido, mas o empate também poderá não chegar aos dois.
A Lageosa em posição mais facilitada, pois joga em casa e frente ao despromovido Manteigas, até o empate pode chegar para a turma do concelho de Celorico da Beira se manter entre os grandes.
Para cumprir calendário, só mesmo os jogos Gouveia - Vila Cortez e os Vilanovenses - Trancoso, pois já tem o seu campeonato feito.
Em suma, uma luta tremenda até ao ultimo fôlego para se conhecerem as grandes decisões.
Para a próxima temporada o distrital maior da Guarda vai contar apenas com 14 equipas, foi uma decisão já há muito em assembleia-geral, na tentativa de o campeonato ser ainda mais competitivo.

FORNOS a conseguir a manutenção


O Fornos de Algodres conquistou a manutenção na 3ª divisão nacional, ao vencer o fora o Águeda, por 2-1, adversário directo na luta pela permanência.
marcaram para o Fornos,Simões aos 5´e75´e ze Miguel reduziu para os locais, uma verdadeira final, com imenso público.
Depois de na última semana ter sido derrotado pelo Milheiroense, que terminou a mini-série no primeiro lugar, o Fornos voltou aos triunfos, terminando o grupo no segundo lugar, à frente de Águeda e Satão, despromovidos aos campeonatos distritais.
Perante esta conquista é certo que o distrito da Guarda vai contar com 2 equipas na edição 2009/2010 da 3ª divisão, algo que não acontece à vários anos.

Novos orgãos sociais na casa do benfica de Fornos de Algodres

Como é normal em todas as associações, haver eleições para os órgãos sociais, e na casa do Benfica de Fornos de Algodres de Fornos de Algodres não poderia haver excepção, uma vez que a nível estatutário já deveriam ter acontecido á muitos meses atrás , mas a dificuldade de encontrar uma lista , deu origem a que a comissão instaladora fosse ficando por mais algum tempo.
Posto isto, neste ultimo mês viria a surgia então a constituição de um alista e como seria de esperar a marcação de eleições o mais depressa possível, assim foi na noite deste domingo, a Assembleia-geral reuniu e os benfiquistas de Fornos foram a sufrágio.
Apenas estava a votação a lista A, como seria de esperar a lista acabou por ser aprovada por unanimidade, pois os votantes presentes não eram muitos mas todos votaram a favor. Assim sendo, o novo presidente desta casa do Benfica para o triénio 2009/11 é Herlânder Ribeiro, um sócio que durante muitos anos esteve ligado ao Benfica e que agora um a vez que se encontra aposentado, decidiu colabora com esta casa da sua área de residência e também segundo ele agora tem muita disponibilidade para servir esta causa e reúne todos os requisitos necessários pois facilmente as relações entre a casa e o clube estarão mais facilitadas.
Para vice-presidente surge António José Elvas da Rocha, será o braço direito do presidente, no Conselho Fiscal a presidência foi entregue a Porfírio Paraíso e a Assembleia-geral encabeçada por José António Amaral.
Para das eleições foi deliberado a criação de um blogue onde todos os benfiquistas podem ver actividade desta casa do Benfica de Fornos.
A próxima actividade é já neste Domingo, um Torneio de Sueca, que já vai na terceira edição.

sábado, 9 de maio de 2009

Bandeira Azul às praias fluviais de Aldeia Viçosa e Valhelhas

Actualmente, Portugal é o segundo país com mais Bandeiras Azuis atribuídas, num conjunto de 47, ficando apenas atrás da Irlanda.

Mais 30 praias foram contempladas este ano com a Bandeira Azul, num total de 226 zonas balneares, um número recorde em Portugal e que corresponde a cerca de metade das praias oficialmente classificadas. O presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que divulgou as praias distinguidas com este galardão de qualidade, assinalou o facto de Portugal «estar perto dos 50 por cento de praias designadas [com classificação oficial] galardoadas com Bandeira Azul» e atribuiu grande parte do mérito aos municípios, os principais promotores das candidaturas. Este ano vão hastear a bandeira 20 novas praias, destacando-se igualmente a reentrada de 25 zonas balneares e a saída de 15, distribuídas por 68 municípios. Na Guarda foram galardoadas com a Bandeira Azul as praias fluviais de Aldeia Viçosa e Valhelhas. «Comparativamente aos outros países do Sul, como a Espanha, Itália e Grécia, Portugal está muito mais à frente», sublinhou José Archer ao Jornal de Notícias, justificando que parte do sucesso se deve ao facto de a costa ser banhada pelo Oceano Atlântico, cuja constante renovação oferece mais garantias da qualidade. A melhoria do tratamento de esgotos tem tido também influência no aumento da qualidade, o que se reflecte no maior número de praias galardoadas que se situam perto dos grandes centros urbanos, «o que seria impensável há uns anos».
Guarda Digital

Mário de Carvalho galardoado com Prémio Literário Vergílio Ferreira

O prémio foi anunciado nos Ciclos Vergilianos que durante dois dias concentram investigadores da obra de Vergílio Ferreira em Gouveia.
O escritor Mário de Carvalho é o vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira/Consagração atribuído este ano pela primeira vez pela Universidade de Évora e pela Câmara Municipal de Gouveia, anunciou esta sexta-feira a autarquia. A escolha de Mário de Carvalho foi efectuado por um júri composto pelos Professores Luís Guerra e José Alberto Machado em representação da Universidade de Évora, pelo Professor José Carlos Seabra em representação da Universidade de Coimbra e pelo Professor Joaquim Lourenço Vereador da Câmara Municipal de Gouveia tendo por base o percurso e a obra do escritor. O prémio Vergílio Ferreira/Consagração é uma parceria entre o Município de Gouveia e a Universidade de Évora que no presente ano cooperam na atribuição deste prémio literário no valor de 5.000,00 euros. A entrega do prémio literário está agendada para o dia 20 de Junho, pelas 15h30, com a presença do escritor, em sessão a realiza na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira em Gouveia.
Guarda Digital

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ciclos Vergilianos em Gouveia

Nos dias 7 e 8 de Maio, a Câmara Municipal de Gouveia promove Ciclos Vergilianos, em memória ao escritor Vergílio Ferreira, com espaços e circutos. Para mais informações contactar a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
in guarda.pt

Fornos de Algodres foto Confraria vai incentivar utilização da urtiga na alimentação

Uma Confraria dedicada à urtiga vai ser constituída em Fornos de Algodres para promover o consumo daquela planta selvagem em sopas, sobremesas e na confecção de queijo da Serra da Estrela.
A Confraria Gastronómica da Urtiga será formalizada em Maio, durante a realização das 4ºas Jornadas de Etnobotânica, organizadas pela Terras de Algodres – Associação de Promoção do Património de Fornos de Algodres.
De acordo com Manuel Paraíso, dinamizador do projecto e elemento da associação, “as jornadas irão decorrer entre 22 e 24 de Maio e a Confraria vai ser entronizada no dia 24”. Recordou que as jornadas já têm promovido aquela planta que cresce nos campos de forma espontânea, “através da realização de um jantar temático em torno da urtiga”.
Manuel Paraíso, que também é o presidente da Junta de Freguesia de Juncais, disse que a Confraria Gastronómica da Urtiga, a primeira a surgir no país, tem por objectivo “promover a urtiga enquanto mais-valia na gastronomia local e nas mais diversas utilizações”.
Referiu que a planta que nasce de forma selvagem nos campos, que tem o nome científico de «urtica dioica», também é utilizada “para fins medicinais, na produção de fibra têxtil e como fertilizante agrícola”.
Contou que a planta “já foi comida com regularidade mas a sua utilização para a alimentação caiu em desuso”, garantindo que habitantes do concelho “recordam-se de consumir sopas” feitas à base da planta selvagem.
in A Guarda