sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Arbitros para o fim de semana


Canpeonato da 1ªDivisao distrital
Vilar Formoso X Aguiar Beira – Tiago Cadete
Celorico X Manteigas – Carlos Marques
N. D. S. X Trancoso – Marco Bernardo
Lageosa X Meda – Silvério Sousa
Vilanovenses X Vila Cortez – Sérgio Melo
Pinhel X Mileu – Gonçalo Martins
Gouveia X Sabugal – António Nevado
Figueira X Foz Côa – Sérgio Pires

Campeonato Distrital de 2ª Divisão
Época 2008/2009 – Dia 01/02/2009 – 15H00
Série “A”
Guarda Desportiva X Casal de Cinza – Paulo Marques – Estádio Municipal
Castanheira X Soito – André Rafael
V. F. Naves X Freixo Numão – Élio Nascimento
Pala X Guarda Unida – Sérgio Guelho

Série “B”
Paços da Serra X Penaverde – Hugo Geraldes
Figueiró X Açores – Jorge Costa
Nespereira X Abadense – João Abrantes
Teixeirense X Seia – A Nomear

Campeonato Distrital de Juniores – 31/01/2009 – 15H00
Meda X Trancoso – António Nevado – (Inversão) – Trancoso
G. C. Figueirense X Lageosa do Mondego – Élio Nascimento
Aguiar da Beira X Seia F. C. – Marco Vieira
Soito X Guarda Unida – Hugo Amaral

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Susana Félix apresenta “Pulsação” no TMG

A cantora e compositora reúne neste disco os temas com mais destaque na sua carreira.
No Sábado, dia 31 de Janeiro, às 21h30, Susana Félix, a voz feminina da pop nacional apresenta-se no Grande Auditório com o espectáculo “Pulsação”. Susana Félix estreou-se no final da década de 90 com o álbum Um Pouco Mais. Oito anos depois, a cantora Pop resolveu passar em revista a sua carreira e acaba de editar uma colectânea intitulada “Pulsação”. Um disco que reúne os temas que mais destaque têm tido na carreira de Susana Félix. "Mais Olhos (que barriga)", "Flutuo", "Fintar a Pulsação", "Amanhecer" e "(Bem) Na Minha Alma", são alguns dos temas interpretados neste concerto. Em palco, acompanham Susana Félix, Alexandre Frazão, na bateria, Massimo Cavalli no baixo e contrabaixo, Nuno Rafael nas guitarras, Renato Jr. nas teclas e o Trio de Metais constituído por João Cabrita, Jorge Ribeiro e João Marques. A vida artística de Susana Félix começou bem cedo. Nasceu em Torres Vedras em 1975 e apaixonada música desde sempre, dedicou-se ao canto bem cedo, e em 1988 com apenas 12 anos vence a Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. De 1989 a 1994 fez teatro amador na sua terra natal. Em 1998 é convidada pela editora Valentim de Carvalho para gravar o seu primeiro disco a solo, ainda neste ano começa a compor e inicia as gravações do referido disco. Em 1999 lança-se em nome próprio com o álbum “Um Pouco Mais”, um sucesso de vendas que levou aos tops nacionais temas como “Mais olhos que Barriga” e “Um Lugar Encantado”. Lança o seu segundo álbum de originais “Rosa e Vermelho” em 2002 e parte para uma nova digressão pelo país. O ano de 2005 foi dedicado á composição, pré-produção, e gravação do seu terceiro álbum de originais “Índigo”. O referido disco foi editado no inicio de 2006 com a produção e os arranjos a cargo da própria Susana Félix e de Renato Jr, para além da composição musical que a Susana assina desde o seu primeiro trabalho a solo, neste disco a cantora e compositora assina também a maioria das letras.
in Guarda.pt

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Agenda do CISE-SEIA



O CISE tem agendadas as seguintes actividades:

7 e 14 de Fevereiro - Oficina: Máscaras de Carnaval
19 de Janeiro a 31 de Maio - Exposição de fotografia: Património Natural da Serra da Estrela
Até Setembro de 2009 - Exposição: Habitats Natura(is) da Estrela - conhecer e proteger

Sorte bastante madrasta




Uma deslocação difícil ao reduto do Tocha que tem estado a realizar uma excelente recuperação, e neste jogo faltou a sorte ao Fornos de Algodres para poder sair com outro resultado do litoral.
Os locais entraram melhor com um cruzamento de Curto para área e surge o dianteiro Zé Felipe a cabecear no poste da baliza de Zé Luís e depois bem Egipto a afastar.
Os pupilos de Nando Pompeu reagiram e Simões a dar inicio a uma jogada de alguma qualidade e assiste Bruno Costa que ao ver Titá em boa posição lhe coloca a bola e este a tentar o chapéu ao guarda-redes da casa e a sorte não estava do lado do dianteiro do Fornos de Algodres e a sair a rasar a baliza.
O Tocha tentava comandar e tenta uma situação de ataque e a sorte desta vez protegeu a equipa da casa e Estanqueiro a conseguir ganhar um ressalto de bola na entrada da área e tenta o remate e esta a tabelar em Zé Tavares e acaba por desviar a trajectória enganando o guarda-redes Zé Luís, havia decorrido o minuto 18.
Seguiu –se algum momento com ocasiões para ambos os lados e ao minuto 37, Roberto a ganhar a bola á entrada da área e tenta o remate e obriga o guarda-redes Vítor Nogueira a defesa apertada para canto.
Ate ao descanso, o equilíbrio era a nota que mais imperava.
Faltou só finalização acertada
Para o segundo período do encontro, a equipa de fornos de Algodres trouxe mais vontade de dar a volta ao resultado, e ao minuto 48, bruno costa a entrar bem pelo lado esquerdo e a entrar na área tenta a sua sorte e o remate saí a poucos centímetros da baliza do Tocha.
A reacção era grande e Titá procurava jogo mais atrás e coloca em bruno costa que acaba por se isolar perante o guarda-redes local e acaba por rematar novamente com a bola a passar a escassos centímetros da barra da baliza de Vítor Nogueira.
E como quem não marca sofre, o Tocha ao minuto 53´, acaba por sair em contra-ataque e Zé Felipe acaba por isolar Estanqueiro que tenta o chapéu ao guarda-redes Zé Luís e acaba por consegui-lo.
Era o balde de agua fria pois o golo era contra a corrente de jogo e tudo se complicava para o Fornos de Algodres, ainda assim não baixou os braços e tentaram remar contra a maré e construíram ainda diversas situações de golo, quer por Simões, Titá entre outros , mas a sorte não estava com eles e nada havia mais a fazer .
Perante esta boa exibição sobretudo na 2ªparte fica o alento de vitória nas próximas jornadas.
O trio de arbitragem oriundo de Leiria acabou por fazer um trabalho razoável.

Melhor do Fornos - Titá

25/01/09 Pedro cardoso

Banda Filarmónica - Escola de Música

Encontram-se abertas as inscrições para que desejar frequentar a Escola de Música de Fornos de Algodres.

As informações e inscrições poderão ser solicitadas até ao dia 06 de Fevereiro de 2009, da seguinte forma:

  • Câmara Municipal de Fornos de Algodres, no período das 09h00 ás 12h00 e das 14h00 ás 17h00;

  • E-mail: geral@cm-fornosdealgodres.pt;

  • Fax: 271 700 068;

Instrumentos a leccionar:

- Sopros:

Flauta; Clarinete; Saxofone; Trompa; Trompete; Trombone; Eufónio; Tuba.

Festa do queijo em Fornos

O evento é organizado pela autarquia local e acontece no dia 8 de Fevereiro.
A Festa do Queijo Serra da Estrela regressa a Fornos de Algodres no dia 8 de Fevereiro, Domingo. O evento é organizado pela Câmara Municipal e pretende homenagear os pastores e queijeiras do concelho «que continuam na labuta da pastorícia e confecção do melhor queijo do mundo».

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Concerto pela Filarmónica Artística Pombalense em Celorico da Beira

O evento acontece no Centro Cultural de Celorico da Beira no dia 24 de Janeiro, às 21h30.
Trata-se de um concerto com entrada gratuita, inserido no programa “Bandas em Concerto 2009”, promovido pela Delegação Regional de Cultura do Centro, a que a Autarquia de Celorico da Beira se associou. A iniciativa pretende divulgar e promover o trabalho das Bandas Filarmónicas, através da sua apresentação num formato menos conhecido do público, o Concerto em salas de espectáculo. O concerto no dia 24 de Janeiro, às 21h30, fica a cargo da Filarmónica Artística Pombalense.

Arbitros para o fim de semana

Campeonato Distrital de 1ª Divisão
Época 2008/2009 – Dia 25/01/2009 – 15H00

Aguiar Beira X Celorico – Rui Fernandes
Manteigas X N. D. S. – Silvério Sousa
Trancoso X Lageosa – Pedro Afonso
Meda X Vilanovenses – Hugo Geraldes
Vila Cortez X Pinhel – Paulo Brás
Mileu X Gouveia – Sérgio Melo
Sabugal X Figueira – André Rafael
Foz Côa X Vilar Formoso – Élio Nascimento – Estádio Figueira Castelo Rodrigo

Campeonato Distrital de 2ª Divisão
Época 2008/2009 – Dia 25/01/2009 – 15H00
Série “A”

Casal de Cinza X Castanheira – A Nomear
Freixo Numão X Guarda Desportiva – António Nevado
Guarda Unida X V. F. Naves – Sérgio Pires – Estádio Municipal
Soito X Pala – Gonçalo Martins
Série “B”
Penaverde X Figueiró – Marco Bernardo
Açores X Fornotelheiro – João Abrantes
Abadense X Paços da Serra – André Ferreira
Seia X Nespereira – Álvaro Figueiredo

Candeias no Rio ave

candeias um jovem promissor do FCPorto a ser dispensado para o RioAve para poder regressar em grande após o final da temporada.Um jovem formado no Fornos de algodres.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Relvado sintetico é uma realidade

No início de Janeiro, a Câmara Municipal de Manteigas tomou conhecimento da aprovação da respectiva candidatura ao Programa Operacional Valorização do Território, no âmbito do domínio de intervenção «Infra-estruturas e Equipamentos Desportivos» do Eixo IX Desenvolvimento do Sistema Urbano Nacional do POVT, num montante global de € 377.910,82, com uma taxa de comparticipação de 70%. «Com esta intervenção pretende-se construir um Campo de Relva Sintética com a classificação de uma estrela da FIFA que respeite as dimensões de um Grande Campo de Jogos» refere uma nota à imprensa. Acrescentando ainda que, «para além de aumentar o número de horas de uso efectivo, pretende também melhorar as condições da prática desportiva». O actual campo de futebol, em terra batida, tem uma área de jogo de 98,0m por 55,0m, com uma iluminação artificial insuficiente para o desenvolvimento da actividade desportiva, diz a autarquia. Referem ainda, que dentro dos limites da parcela do estádio, será possível a criação de novos módulos de balneários, caso o número de utilizadores/praticantes, no futuro o exija.

I Encontro dos Sentidos em Terras de Algodres

Doze participantes, doze anjos da guarda, um mordomo, um solar e um jantar…
Doze convidados, doze anjos da guarda, um mordomo, um solar e um jantar. São elementos que constituirão o I Encontro dos Sentidos em Terras de Algodres, marcado para o dia 21 de Fevereiro, que a organização descreve como «uma experiência sensorial única através do património histórico de Fornos de Algodres». Uma visita guiada «onde os sentidos são postos à prova». Os participantes serão recebidos pela organização em frente à Residência de Estudantes de Fornos de Algodres e apresentados aos Anjos da Guarda - grupo de jovens em igual número que os participantes, a quem caberá guiar e partilhar com estes as suas experiências sensoriais, ao longo de toda a iniciativa. Ser-lhes-ão explicadas as regras de participação, que os obrigarão a manter silêncio absoluto durante todo o período da acção, com excepção da comunicação que for considerada necessária com o Anjo da Guarda de cada um.
Aos participantes serão vendados, então, os olhos e conduzidos em transporte colectivo ao solar onde irá decorrer a acção. Depois de recebidos no local pelo mordomo, este conduzi-los-á numa curta visita guiada através do solar e guiá-los-á à sala onde será servido o jantar. Em momento algum os participantes poderão retirar as vendas ou falar, sob pena de serem eliminados. Depois de terminado o jantar, serão trazidos de regresso à Residência de Estudantes, onde só então poderão retirar as vendas. Toda a iniciativa será filmada para, de seguida, num ambiente acolhedor e informal ser visualizada e debatida. Apenas o interior do edifício será apresentado explicitamente nas filmagens, pelo que os participantes nunca saberão onde estiveram. A iniciativa tem uma duração aproximada de 3 horas.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

NEVE E FRIO CONTINUAM

O IM prevê mau tempo para os próximos dias, pelo menos, até domingo.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê, até quarta-feira, uma descida acentuada da temperatura, chuva e agitação marítima forte, rajadas de vento que poderão chegar aos 100 quilómetros/hora e queda de neve principalmente no Norte e Centro, mas também em zonas onde é «habitualmente menos frequente nevar», nomeadamente nas serras do Sul do país. Segundo o IM, a chuva vai continuar, pelo menos, até domingo. O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, o presidente e o comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil vão ser ouvidos na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias sobre a resposta dada na última vaga de frio em Portugal, entre 09 e 11 de Janeiro.

Nota de boas -vindas

ola a todos
Este blog destina-se a trazer noticias regionais dos distritos da Guarda, viseu e Castelo branco, em diversas areas,cultura,musica, desporto,informaçao entre outras.
participe e tentaremos estar sempre com noticias em cima da hora.saudaçoes.